Páginas

O tempo no Sátão

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Liga Bombeiros acusa Proteção Civil de «gastar a mais»

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) acusou hoje a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) de estar "a gastar a mais ", em custos para manter essa estrutura, com "o que faz falta aos bombeiros".

Em comunicado hoje divulgado, a LBP refere uma carta enviada ao ministro da Administração Interna, Rui Pereira, onde transmitiu que "dos 2,8 por cento da receita dos jogos sociais transferidos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para a ANPC, destinados a finalidades de proteção civil, apenas uma mínima percentagem é direcionada para as associações humanitárias de bombeiros”.

Os bombeiros lamentam “a desproporcionada dimensão da estrutura operacional da ANPC", essencialmente vocacionada para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), já que, "para além do período de incidência deste, constata-se uma incompreensível e dispendiosa improdutividade da mesma”.

Apontam, nesse sentido, “os avultados investimentos na criação de uma força operacional de socorro no âmbito da GNR e no alargamento da Força Especial de Bombeiros (FEB), uma e outra, para uma taxa de ocupação operacional circunscrita ao período referente ao DECIF”.

A Liga reivindica que, no quadro do Orçamento de Estado para 2011, seja reanalisada a afetação de verbas no orçamento da ANPC, "libertando-se deste modo verbas para o adequado e justo financiamento” das associações de bombeiros através do Programa Permanente de Cooperação (PPC).

A organização defende ainda uma alteração à lei orgânica da ANPC, para ser criado o Serviço Operacional dos Bombeiros, com autonomia técnica e hierarquia própria.

Com esta medida, sublinha a Liga, na carta dirigida ao MAI, “pretende-se devolver ao setor dos bombeiros a sua identidade e instituir para este um estatuto equivalente aos demais agentes que integram o Sistema de Proteção Civil”.

A Liga dos Bombeiros Portugueses é a confederação das associações e corpos de bombeiros de qualquer natureza, voluntárias ou profissionais.

Sem comentários: