Páginas

O tempo no Sátão

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bombeiros Voluntários de Tondela comemoram 87 anos de existência

Os Bombeiros Voluntários de Tondela, são uma associação humanitária prestigiada, que faz bem sem olhar a quem e que foi fundada com a finalidade de contribuir para um apoio social efectivo a quem precisa, graças ao voluntarismo de quem, com sacrifício das suas horas de lazer e do tempo subtraído à família, se dispõe a servir o próximo, contribuindo para um mundo melhor.

A data de 16 de Setembro de 1923, marca o arranque desta obra grandiosa que é a corporação dos Soldados da Paz de Tondela e que, à distância de 87 anos, ainda não tem alternativa oficial.

Foi tão importante a criação deste corpo de bombeiros num Concelho onde nada havia, que a Câmara Municipal de Tondela adoptou a data da sua fundação como o dia escolhido para o Feriado Municipal e que, certamente, ninguém contesta.

Em 16 de Setembro, é ainda o dia da Festa de Santa Eufémia que, em Tondela, é muito venerada e tanto assim que, nas suas proximidades, se fazia uma grandiosa festa que, da Capela do Divino Espírito Santo, se estendia pela escadaria do Calvário acima rumo à feira.

Eram festas animadíssimas, que precederam as já saudosas e inesquecíveis Festas da Mata.

Com o Feriado Municipal, a cargo do Município, a actual festa litúrgica a Santa Eufémia, ambos os eventos com programas próprios, também os Bombeiros Voluntários de Tondela, têm o seu programa de festas da comemoração dos seus 87 anos de vida.

Desta forma, o dia 16 de Setembro de 2010, é iniciado pelas 8,15 horas, com a concentração no Quartel, seguindo-se às 8,30, o hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e o mesmo será feito no edifício dos Bombeiros na frontaria do Quartel, 15 minutos depois.

Pelas 9 horas, romagem ao Cemitério Municipal, tomando depois os Bombeiros parte no cortejo de Santa Eufémia, que sai da Capela pelas 10,15 horas.

A missa solene, é celebrada Na Igreja Matriz, pelas 11 horas, seguindo-se a procissão, pelas 12,20 horas, de regresso à Capela de Santa Eufémia.

O desfile motorizado, com as viaturas dos Bombeiros, está marcado para 13,30 horas, finalizando a festa dos 87 anos dos Soldados da Paz, com o almoço, pelas 14 horas.

VIDA POR VIDA, é o seu modesto lema, diz o Hino dos Bombeiros de Tondela mas, na verdade, nada tem modesto, quando é, sem sombra de dúvida, um lema digno, honroso e solidário.

Fonte. O Beirão

Sem comentários: