Páginas

O tempo no Sátão

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Governo Civil de Viseu lança campanha “Tractorista em Segurança”


Perante a constatação de um significativo número de acidentes que envolvem tractores, o Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária Distrital decidiu promover uma campanha de sensibilização intitulada “Tractorista em Segurança” junto das Adegas Vinícolas do Distrito de Viseu no período das vindimas.

Nesse sentido, realizou-se uma reunião com o Governador Civil do Distrito de Viseu, a Guarda Nacional Republicana, o Comandante de Operações Distrital e as Adegas Cooperativas do Distrito, no Salão Nobre do Governo Civil do Distrito de Viseu.

Foram analisados os acidentes com tractores na via pública e em terrenos agrícolas, entre Janeiro e Agosto de 2010, onde se pode verificar que ocorreram 18 acidentes com tractores na via pública, de que resultaram 2 Mortos, 1 ferido grave e 9 feridos leves, enquanto que nos acidentes fora da via pública contabilizam-se 11 acidentes agrícolas de onde resultaram 4 mortos, 5 feridos graves e 2 feridos leves. Os números dos acidentes que ocorrem na via pública são reflectidos nos relatórios da sinistralidade rodoviária, enquanto os outros são considerados acidentes de trabalho e portanto não constam deste relatório.

Somando os acidentes de viação e de trabalho, envolvendo tractores, contabilizam-se em 2010 um total de 29 acidentes, de que resultaram 6 mortos, 6 feridos graves e 11 feridos leves.

A grande maioria dos acidentes que envolvem tractores devem-se a falhas humanas por excesso de confiança e pelo não cumprimento das regras de segurança.

Esta campanha de sensibilização, designada “Tractorista em Segurança”, acontece no período das vindimas e tem o objectivo de sensibilizar os condutores deste tipo de veículos para a necessidade do cumprimento rigoroso das regras de segurança, para a utilização dos sistemas de protecção, de que se destaca o “Arco de Stº André” e para a utilização dos equipamentos luminosos e de sinalização.

O Governo Civil do Distrito de Viseu começou já a distribuir junto das Adegas Cooperativas do Distrito de Viseu, folhetos de sensibilização recomendando medidas de prevenção e alertando para os riscos inerentes à condução de tractores agrícolas bem como alguns coletes reflectores para alertar para a importância do seu uso enquanto se conduz um tractor agrícola.

Fonte: Viseumais

Sem comentários: