Páginas

O tempo no Sátão

domingo, 12 de setembro de 2010

JS Sátão quer gado caprino a limpar matas

A JS Sátão apresentou uma proposta na Assembleia Municipal para a “Introdução de gado caprino para limpeza e prevenção de fogos no concelho de Sátão”, projecto que têm vindo a desenvolver quer a nível de pesquisa quer a nível de contactos com a população local.

Os jovens socialistas dizem estar cientes de que “a proposta poderá criar muitas dúvidas e problemas, quer a quem a vai implementar, como a quem vai ter de conviver com ela no dia-a-dia” e que têm “consciência de o projecto tem um custo inicial elevado e que a desertificação dos solos pode acontecer, pois a cabra é um animal que come tudo à sua passagem”. No entanto, dizem saber da “vantagem que a medida trará se for implementada correctamente”.

“O objectivo principal desta medida é a diminuição de matéria combustível no nosso concelho, um dos principais problemas, pois havendo muita matéria para arder o combate aos incêndios torna-se muito mais difícil”, avança a JS Sátão.

“Com este projecto cria-se outra mais-valia para o concelho, que para nós é tão importante como o combate aos incêndios, que é a criação de riqueza, a criação de postos de trabalho que tanto fazem falta. Evita a desertificação das aldeias, possibilita maior turismo, com mais qualidade e com mais valor acrescentado”, acrescentam.

Para a JS Sátão este é um “projecto com bases sólidas e com grande capacidade de poder ser implementado no Concelho de Sátão”, e esperam a Assembleia e o Executivo Camarário “dêem real valor a proposta e que, se possível, a possam introduzir no concelho”.
Fonte: Viseumais

Sem comentários: