Páginas

O tempo no Sátão

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bombeiros de Mortágua, Penalva do Castelo e Sernancelhe contemplados com o apoio POVT / QREN

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, presidiu, no passado dia 27 de Setembro, à cerimónia de homologação de 25 contratos de co-financiamento comunitário pelo Domínio de Intervenção “Prevenção e Gestão de Riscos” do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A cerimónia decorreu no Salão Nobre do MAI e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, da Secretária de Estado da Administração Interna e do Secretário de Estado da Protecção Civil. A cerimónia contou igualmente com a presença do Governador Civil do Distrito de Viseu, num momento em que se pode assistir à assinatura de contratos com Associações de Bombeiros deste Distrito.

Os contratos assinados - com várias Associações de Bombeiros, Municípios, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Instituto Geográfico Português -, correspondem a um investimento superior a 35 milhões de euros na área da Protecção Civil, dos quais 70% são financiamento do QREN.

Durante a sessão foi, ainda, homologado um contrato entre o Ministério da Administração Interna e o Instituto Geográfico Português, para a elaboração do "Projecto Experimental de Cadastro Predial para Áreas com Elevado Risco de Incêndio Florestal", num investimento de 22 milhões de euros.

O Ministério da Administração Interna, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, celebraram igualmente um contrato para a aquisição de 8 viaturas de combate a incêndios em Parques Naturais e Áreas Protegidas.
Com a assinatura de mais estes 25 contratos, ascende para 110 milhões de euros o investimento total apoiado pelo Ministério da Administração Interna, no âmbito do QREN, sendo que mais de 60 milhões são investimentos de Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e Bombeiros Municipais em equipamentos, veículos de combate a incêndios e de socorro e quartéis e outras infra-estruturas de Protecção Civil.

Nesta cerimónia foram contempladas 3 Associações de Bombeiros Voluntários do Distrito de Viseu (Mortágua, Penalva do Castelo e Sernancelhe), com apoios de cerca de 1,3 milhões de euros para investimentos totais de 1,8 milhões de euros, representando os respectivos 70% de financiamento do QREN.

A Requalificação do Quartel de Bombeiros Voluntários de Mortágua, a Remodelação e Ampliação do Quartel de Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo e a Construção do Novo Quartel de Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, representam mais um importante contributo para a valorização do Distrito através da dotação de melhores condições infra-estruturais para os Bombeiros. Estas três Associações de Bombeiros juntam-se assim às Associações de Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, Campia, Canas de Senhorim, Nelas, Resende e Viseu, que também foram contempladas em 2010 com o apoio POVT/QREN para os respectivos investimentos.

Sem comentários: