Páginas

O tempo no Sátão

domingo, 12 de setembro de 2010

Bombeiros Profissionais denunciam «falta de efectivos»

O Dia Nacional do Bombeiro Profissional assinala-se em «clima de descontentamento» devido à «falta de efectivos» nas principais cidades do país, segundo o presidente da ANBP.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) disse que, neste momento, há «um défice de centenas de bombeiros profissionais».

«É preciso lembrar neste Dia que há falta de efectivos de bombeiros profissionais nas grandes cidades do país. As cidades crescem, mas os bombeiros profissionais não estão na proporção que se exige para socorrer as populações», acrescentou Fernando Curto, a propósito do Dia do Bombeiro Profissional, que ontem se comemorou em Coimbra.

Segundo o dirigente associativo, há bombeiros que se aposentam e não são repostos novos efectivos, além da entrada de novos bombeiros não acompanhar o aumento das cidades.

Fernando Curto adiantou que o rácio um bombeiro profissional por mil habitantes está longe de ser alcançado.

O presidente da ANBP salientou que o Dia do Bombeiro Profissional serve também para «lembrar a todos os políticos e governantes as grandes preocupação da protecção civil e a necessidade de se investir nos bombeiros profissionais», que têm cada vez mais «um papel preponderante na salvaguarda da vida e haveres das populações».

Além da «falta de efectivos», a organização do socorro e o financiamento são outros problemas apontados por Fernando Curto.

Fonte: TSF

Sem comentários: