Páginas

O tempo no Sátão

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Secção Desportiva Participa na 3ª Maratona BTT Trilhos do Cértima

Com a responsabilidade de organização dos Bombeiros Voluntários de Oliveiro do Bairro, realizou-se ontem, dia 3 de Outubro, a 3ª Maratona de BTT trilhos do Cértima na bela região de Oliveira do Bairro, região Sul do distrito de Aveiro.

Esta edição contou com a presença do atleta Helder Albuquerque em representação da Secção Desportiva dos BV Sátão que aos microfones da Rádio "A voz dos Mudos" fez a seguinte antevisão da prova: "Não venho com grandes espectativas, o objectivo é essencialmente treinar para a última prova da Taça de Corridas de Aventura a realizar em Novembro no Barreiro. Mas a bicicleta tem duas rodas e como diz o Paulo Sérgio há que ir "sempre na brecha, sempre à procura".

A prova dividia-se então entre a Maratona de 80 km com cerca de 1300 m de subida acumulada, o que a torna [em condições meteorológicas normais] relativamente rápida, e a prova de 40 km.

O dia amanheceu com chuva muito intensa e vento, deixando antever um dia duro para a prática do BTT e que terá assustado os menos aventureiros, mas aberto o apetite aos "duros do pedal".

Mesmo em cima da partida a designação da prova esteve quase para ser alterada para "Maratona de natação e de luta na lama com uma bicicleta ás costas - trilhos do Cértima", tal era o dilúvio.

Durante a prova comprovou-se o espectáculo, com a transformação de alguns trilhos e caminhos florestais, em autênticos lodaçais em que, por vezes, se tornava obrigatório a inversão na ordem das coisas, com as “biclas” a seguirem caminho ao ombro.

O percurso, extremamente interessante, com passagens em aldeias, zonas florestais e agrícolas, linhas de água, e com single tracks bem divertidos, encontrava-se extremamente bem delineado e marcado.

A segurança foi uma preocupação permanente e bem conseguida com uma presença permanente, em zonas urbanas ou de atravessamento de estradas, de elementos da GNR, dos bombeiros e dos Escuteiros numa atitude incansável, que como os atletas também apanharam muita chuva.

O Helder acabou em 12º lugar com 4h e 55m e fez o seguinte balanço: "A prova foi muito dura, não pelo desnível mas pela lama, barro, chuva. Parti muito atrás o que me atrasou imenso nas zonas em que era necessário desmontar. Acabei por ter alguns problemas mecânicos [era quase impossível não ter] nos travões e depois na corrente. Atravessámos uma zona de barro em que as rodas agarraram alguns 3 ou 4 cm de terra tive que parar e limpar as rodas, era impossível andar assim. acabei ainda por conseguir algum tempo para fazer uns alisamentos no terreno com o meu joelho esquerdo. Nada que o gelo não resolva. Apesar de tudo, tenho a certeza que esta maratona sem chuva não terá o mesmo interesse. Espero que encomendem sempre a chuva."

Numa prova que foi um verdadeiro teste à vontade, ao conforto, e à resistência das "máquinas", realço muito em especial a belíssima organização dos Camaradas de Oliv. do Bairro, que com o apoio das demais entidades, mostraram o que os bombeiros são capazes de fazer.

"Um agradecimento especial aos camaradas que na última assistência me lavaram e olearam a bicicleta enquanto eu comia."

Sem comentários: