Páginas

O tempo no Sátão

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Município inaugura exposições de homenagem aos Bombeiros de Mortágua


Os Bombeiros Voluntários de Mortágua comemoram este mês o seu 87º aniversário. O Município de Mortágua associou-se à data e está a promover diversas iniciativas com o objectivo de homenagear «os homens e mulheres que sacrificam a sua vida para salvar a vida dos outros».

Desta forma foram inauguradas este fim-de-semana, na Biblioteca Municipal, duas exposições dedicadas aos Soldados da Paz. Nas inaugurações esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Afonso Abrantes, que lembrou que «o Município, com esta iniciativa, quis prestar uma homenagem aos fundadores e a todos aqueles que ao longo destes 87 anos têm servido a Corporação e a causa dos Bombeiros, sem pedir nada em troca».

A actual Biblioteca Municipal, inaugurada em 2004, foi construída no local onde funcionou durante cerca de 30 anos o antigo Quartel dos Bombeiros razão pela qual a homenagem foi feita nesse local.

«Este edifício tem uma história e um passado que está intrinsecamente ligado aos Bombeiros. Foi daqui que saíram durante dezenas de anos viaturas, homens e mulheres, para acudir às mais diversas solicitações. É essa memória que estamos aqui a evocar», disse.

Afonso Abrantes realçou, por outro lado, a «boa colaboração e cooperação» entre o Município e os Bombeiros ao longo dos últimos 21 anos (desde que é Presidente da Câmara). O edil considera que essa relação «tem sido fundamental para responder de forma cabal e eficaz às solicitações de emergência e socorro».

«Os Bombeiros de Mortágua sabem que podem contar com o carinho, respeito e admiração do Município. Esse sentimento também é partilhado pela população», concluiu.

As exposições

A Biblioteca Municipal tem assim patentes duas exposições de homenagem aos bombeiros. Uma delas é constituída por uma colecção de miniaturas de carros de bombeiros, da autoria de José António Cruz, bombeiro na Corporação de Tábua. A exposição é constituída por um total de 1400 peças associadas à actividade de Bombeiros: carros, carrinhas, camiões, lanchas, helicópteros, aviões e motas, além doutros elementos icónicos (macas, escadas e outros), que permitem a preservação e divulgação da história e percurso evolutivo dos Bombeiros Voluntários ao longo do tempo.

A outra é uma Exposição de Fotografia intitulada “A Vida – Os Bombeiros”, da autoria do fotojornalista Raúl Cardoso. É uma colecção de fotografias que resulta da recolha de imagens ao longo de quatro anos de trabalho como fotojornalista ao serviço de uma Agência e Jornais nacionais. Durante esse tempo Raul Cardoso viveu ao lado dos bombeiros os mesmos momentos de medo, angústia, emoção e drama face às mais diversas ocorrências, nomeadamente acidentes de viação e incêndios. Uma experiência marcante que o levou a prestar, através da imagem, “uma homenagem aos bombeiros, mas também às vitimas”.

As duas exposições vão estar patentes ao público até ao dia 6 de Novembro, no horário de funcionamento da Biblioteca.

O programa de homenagem aos bombeiros terá continuidade no próximo dia 27, dia do aniversário dos Bombeiros de Mortágua, em que será proferida uma palestra subordinada ao tema “Ser Voluntário”, tendo como orador Joaquim Rebelo Marinho, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu e Director da Escola Nacional de Bombeiros.

(DãoTV / CMMortágua)

Sem comentários: