Páginas

O tempo no Sátão

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bombeiros Voluntários de Viseu querem resposta rápida da Estradas de Portugal


Os Bombeiros Voluntários de Viseu (BVV) estão perante uma situação de «impasse» no que diz respeito à questão dos acessos do novo quartel, localizado em Rio de Loba, ao antigo IP5. Dentro de pouco tempo o quartel estará concluído e a preocupação aumenta podendo os bombeiros não ter até lá o acesso que lhes foi prometido no momento do lançamento da primeira pedra.

Depois de alguma pressão, a Estradas de Portugal reconsiderou e, no final da semana passada, disse aceitar a proposta apresentada pelos bombeiros em fazer um acesso do quartel ao antigo IP5. O problema agora é o tempo. O quartel deverá estar pronto a inaugurar no final do ano e ainda não foi dada a ordem para a execução dos acessos.

«Isto tem de ser feito o mais rápido possível. O quartel fica operacional na mesma, mas sem os acessos necessários a uma unidade de protecção e socorro», salientou Paulo Correia, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Viseu, lembrando que este «acesso ficará como qualquer outra entrada numa IP ou numa auto-estrada».

O presidente da direcção dos voluntários lembra ainda este acesso «faz sentido para o Ministro da Administração Interna, faz sentido para o presidente da Câmara e para o Governador Civil, só não faz sentido para a Estradas de Portugal».

Paulo Correia vai reunir-se brevemente com os grupos parlamentares afim de ser encontrada uma solução para esta questão. No entanto o dirigente acredita que a solução pode passar por a EP entregar o troço da via à Câmara Municipal de Viseu ou à Associação dos Bombeiros.

«A Estradas de Portugal ou pega neste troço e dá à Câmara o mais rápido possível, ou cede-o à Associação, porque se quisermos fazer uma candidatura para ter financiamento para os acessos também não podemos porque o terreno não é nosso», referiu.


INEM pode ficar junto ao novo quartel dos Voluntários

O INEM poderá vir a fazer uma unidade operacional junto ao novo quartel dos BVV, em terreno cedido pela Associação. A direcção dos voluntários já se mostrou disponível para receber o INEM no seu quartel «em condições a acordar e após a revisão do protocolo tipo», uma vez que, «operacionalmente, é deficitário».

Recordamos que neste momento, o INEM encontra-se nas instalações do Regimento de Infantaria 14, após a Câmara de Viseu ter terminado o protocolo de colaboração entre o INEM e os Bombeiros Municipais.

Sem comentários: