Páginas

O tempo no Sátão

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Novo Presidente "Chega" de Surpresa


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem a partir de quinta feira um novo presidente, o médico Miguel Soares de Oliveira, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Miguel Soares de Oliveira, médico, mestre em medicina de emergência, foi director regional do INEM, coordenador regional das Vias Verdes do Acidente Vascular Cerebral e do Enfarte Agudo do Miocárdio e coordenador da Comissão Regional do Doente Crítico, no âmbito da Administração Regional de Saúde do Norte, refere o Ministério da Saúde em comunicado.

Na Direcção Geral da Saúde, Miguel Soares de Oliveira foi o responsável pela criação da Via Verde da Sépsis e das Equipas de Emergência Médica intra-hospitalar e, ainda, pela implementação da iniciativa da Organização Mundial de Saúde "Cirurgia segura salva vidas".
Além de Miguel Soares de Oliveira, que preside, o Conselho Directivo do INEM será também composto por José Pedro Lopes, engenheiro, que transita da equipa anterior, e por Júlio Candeias Pedro, administrador hospitalar, licenciado em Gestão de Recursos Humanos e até agora vogal do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano.

Nas justificações para a alteração do Conselho Directivo do INEM, o Ministério tutelado por Ana Jorge começa por afirmar que "a emergência pré-hospitalar conheceu um forte desenvolvimento nos últimos anos, materializado no crescimento de meios operacionais, de recursos humanos e da resposta aos cidadãos".

Refere depois que "o INEM entra agora num novo ciclo em que o essencial da acção deve centrar-se na consolidação dos meios, na formação e na diferenciação profissional".

Assim, segundo o Ministério da Saúde, "este novo enquadramento necessita de uma abordagem diversa ao nível da gestão" e "a execução de novas orientações aconselha a introdução de alterações na composição do órgão directivo da entidade que coordena a emergência pré-hospitalar" em Portugal.

O Ministério da Saúde manifesta "o seu apreço pelas qualidades profissionais e pessoais dos anteriores titulares e pela dedicação com que desempenharam as suas funções enquanto dirigentes do INEM".

Fonte: DN

Sem comentários: