Páginas

O tempo no Sátão

sábado, 30 de outubro de 2010

Estatuto dos bombeiros "tem que reconhecer penosidade da missão"


O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou hoje que a revisão dos estatutos dos bombeiros "tem que passar a reconhecer a penosidade da missão e o seu esforço e dedicação".

Segundo Rui Pereira - que falava no encerramento do 5º Fórum Nacional de Bombeiros Honorários, que se realizou hoje em Santarém -, o serviço prestado pelos bombeiros portuguesas "é uma riqueza inestimável, embora tenha sido tantas vezes esquecido de forma injusta".

O ministro disse ainda que está a ser negociado um novo modelo de financiamento para os bombeiros voluntários e que o Governo "continua empenhado" em defender esta classe "tão importante quanto as restantes forças de segurança e protecção civil".

Rui Pereira respondeu assim ao discurso feito minutos antes pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, que lançou um apelo ao governante para rever o actual modelo de financiamento.

Duarte Caldeira disse também que "é preciso quantificar a importância social dos bombeiros voluntários e perceber qual o retorno das verbas investidas pelo Estado nesta área". "Temos que demonstrar que o país investe e não gasta com os seus bombeiros", frisou o presidente da LBP.

"Não há socorro em Portugal sem bombeiros e sem esta sua componente de associativismo e de voluntariado", acrescentou ainda Duarte Caldeira.

O Fórum Nacional de Bombeiros Honorários juntou hoje em Santarém mais de 1300 bombeiros de todo o país, na 5ª edição desta iniciativa que é organizada pela LBP e pela Reviver Mais - Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, uma instituição que dá apoio a bombeiros retirados.

Publico

Sem comentários: