Páginas

O tempo no Sátão

domingo, 3 de outubro de 2010

Domingo marcado por chuva e vento forte


Quatro distritos do litoral norte estão hoje sob aviso laranja e oito estão 'pintados' a amarelo, devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) que apontam para a ocorrência de chuva e vento forte.
De acordo com a informação disponibilizada pelo site oficial do IM, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão sob aviso laranja, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, o que significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Os restantes distritos do norte e centro de Portugal Continental estão, por seu lado, com aviso amarelo, o segundo mais grave, o que significa uma situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Os distritos sob aviso amarelo são Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Portalegre.

Segundo o IM, as previsões para as regiões norte e centro são de céu muito nublado ou encoberto, com a nebulosidade a diminuir de intensidade a partir da tarde e a chuva a cair forte, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no Minho e Douro Litoral, passando depois a regime de aguaceiros a partir da tarde.

O vento será de sudoeste, moderado a forte (20 a 45 km/h), soprando forte a muito forte (45 a 60 km/h) no litoral e nas terras altas, com rajadas até 100 km/h, e rodando para noroeste a partir do final da tarde.

O vento de sudoeste moderado (15 a 35 km/h) soprará temporariamente forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h a partir do início da manhã e até ao final da tarde, em especial no litoral e nas terras altas.

O IM adverte ainda para ligeira subida da temperatura mínima e descida da máxima em todo o país, com o Porto a chegar aos 19º, 21º em Lisboa, 22º em Faro, 24º em Ponta Delgada e 26º em Funchal

Sem comentários: