Páginas

O tempo no Sátão

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uma boa valência da GNR (investigação de fogo posto)

Bombeiros Sertã usam equipamento inédito promete revolucionar combate a incêndios

A Associação dos Bombeiros Voluntários da Sertã é a primeira a nível nacional a ter um equipamento que mistura espuma com água para um melhor combate de incêndios.

O comandante Alexandre Silva deu conta deste equipamento no dia da sua tomada de posse e explicou que o problema dos equipamentos de espuma actuais é trabalharem com uma grande quantidade de espuma, ou seja, para cada 100 litros de água são necessários 3 litros de espuma e isso é “económicamente imcomportável”, disse Alexandre Silva.

Na Sertã o que se fez foi adaptar um equipamento para utilizar menos espuma. Aquele que agora está a ser testado “com sucesso” utiliza, por cada 100 litros de água 0,1 litros de espuma.

Acresce o facto de “a mistura que é feita na bomba ter tanta ou mais eficiência do que os equipamentos que trabalham com 3 ou 6 por cento de espuma”, completou
Sabendo que a água evapora aos 100 graus e que num incêndio as temperaturas são muito elevadas, a água já chega em estado de vapor, logo há maiores dificuldades no combate.

“Este sistema diminui o grau de evaporação da água e fixa-a aos combustíveis”, explicou o comandante exemplificando que “molhamos o combustível antes do incêndio chegar e a água vai ficar fixa ao combustível. Ali chegado o incêndio, o grau de humidade é maior e por consequência o combate será mais fácil e eficaz”.

O problema maior que existe é a montagem do equipamento pois os custos são elevados, no entanto Alexandre Silva acredita que daqui a uns anos ninguém passará sem este equipamento.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Temperaturas altas em Portugal continental

O estado do tempo, em Portugal continental, está a ser influenciado por um anticiclone localizado a Oeste das Ilhas Britânicas e que se estende, em crista, até ao Arquipélago da Madeira, originando uma circulação de ar de Nordeste .


De acordo com o Centro de Previsão do IM, prevê-se a persistência de tempo quente para amanhã, apesar da ligeira diminuição das temperaturas máximas. Especial realce para a previsão das temperaturas mínimas, na maior parte das estações do continente, acima dos 20ºC. Prevê-se, ainda, a ocorrência de aguaceiros, em particular a Norte do sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

No Continente, até às 17 horas do dia 30 de Agosto, registaram-se temperaturas superiores a 41°C em várias estações do IM, como são os casos de Santarém com 42,0ºC, Amareleja com 41,9ºC, Tomar e Alvega com 41,8ºC, Coruche, Anadia e Ansião com 41,7ºC e Portel com 41,6ºC.

Relativamente a Monção, Braga, Coimbra, Torres Vedras, Lisboa/Gago Coutinho e Setúbal, registara-se os valores de 39,8ºC, 38,7ºC, 39,2ºC, 40,0ºC, 39,3ºC e 39,8ºC, respectivamente.

Imagens impressionantes

Ao longo do dia foram registadas mais de 200 deflagrações em floresta. Um dos fogos mais ameaçadores decorre na região de Vila Real, onde as chamas lançaram o pânico na aldeia de Ludares. O fogo começou durante a noite.

Viatura dos GIPS arde em Leiria

Ultimas

Viatura dos GIPS arde no incêndio de Leiria, militares conseguem fugir.


Voluntários de Viseu sem ECIN no mês de Setembro, Municipais com 3 homens por turno. Espera-nos mais trabalho. Como diz um camarada: quem cá estiver é que....

domingo, 29 de agosto de 2010

Uma Ambulância e um VSAT se faz favor...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Comandante dos Voluntários de S. Pedro do Sul demitiu-se

O comandante dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul demitiu-se. Carlos Teixeira apresentou o pedido de demissão na última sexta-feira, alegando motivos particulares, adiantou à VFM o Presidente da Direcção da Associação Humanitária.

Em declarações à rádio local de Vouzela, Gil Almeida rejeitou ainda a existência de divergências entre o comando e a direcção da corporação.

Apesar das várias tentativas a VFM não conseguiu chegar à fala com Carlos Teixeira. O Adjunto do comando, Mário Pereira, vai assumir interinamente as funções de comandante.

Na entrevista à VFM, o Presidente dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul referiu-se ainda aos 17 mil euros que a Autoridade Nacional da Protecção Civil adiantou à corporação, dinheiro referente a despesas extraordinárias com os incêndios florestais. Uma verba que não chega para cobrir todos os gastos, mas que já é uma boa ajuda disse Gil Almeida.

A rádio adianta que com o fogo que lavrou no início do mês no concelho de S. Pedro do Sul, os bombeiros voluntários tiveram uma despesa de cerca de 13 mil euros só com o combustível. Faltam ainda apurar os gastos das refeições das centenas de bombeiros que estiveram envolvidos nas operações de combate às chamas.


Fonte: VFM

Presidente da Câmara de Viseu preocupado com falta de acesso do quartel dos bombeiros ao IP5

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas (PSD), mostrou-se ontem preocupado com a possibilidade de o novo quartel dos bombeiros voluntários ficar sem acesso ao IP5.
O novo quartel começou a ser construído em janeiro, num terreno cedido pela autarquia na freguesia de Rio de Loba, e deverá ficar concluído em dezembro.
Fernando Ruas, que se assumiu como "entidade facilitadora", abordou ontem esta questão com o presidente da Estradas de Portugal, "que considerou que a lei atual não permite deixar uma entrada diretamente para o IP5", tendo remetido o assunto para o ministro das Obras Públicas.
"Em breve o quartel fica pronto e será muito complicado ter a obra feita e depois faltarem acessibilidades", frisou, lembrando que a falta de ligação direta àquele itinerário principal obrigará os bombeiros a gastarem "mais 15 minutos numa saída" e a circularem por aldeias, tempo que pode ser valioso em caso de acidente ou incêndio.
O autarca lembrou que, mesmo quando os quartéis se situam nos centros das cidades, os bombeiros não estão obrigados a cumprir a lei da mesma forma que os restantes condutores, podendo, por exemplo, passar o sinal vermelho.
"Também pode haver exceções à lei no caso da entrada para o IP5", considerou.
Fernando Ruas contou ter deixado "a porta aberta" para a Câmara aceitar a responsabilidade do troço do IP5, que perdeu tráfego com a construção da A25, o que solucionaria este problema dos bombeiros.
"Falei nisso como uma possibilidade, mas não como uma forma de pressão", esclareceu, reiterando que só aceitará municipalizar o troço quando ele estiver "em condições".

Hotel 22 aterra em plena A24

Instituto de Aeronáutica investiga aterragem e descolagem de helicóptero da Protecção Civil na A24, sem trânsito cortado.

O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) abriu um inquérito para conhecer as circunstâncias que levaram um helicóptero de combate a fogos florestais, ao serviço da Protecção Civil, a aterrar e a descolar em plena A24, junto a Castro Daire, com trânsito nos dois sentidos.

A manobra causou perplexidade a vários condutores, e um dos automobilistas apresentou uma queixa sobre a manobra, que especialistas consideram ter sido feita sem segurança.

O helicóptero, com o indicativo H22, "aterrou em plena A24, no sentido Viseu, na descida de Mamouros, em plena curva e sem que o trânsito estivesse cortado", contou um dos condutores que conseguiu "evitar a colisão com o heli a muito custo".

A aterragem ocorreu a 30 de Julho, quando o heli largava uma brigada de combate a fogos constituída por militares do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR.

O incêndio recebeu o registo 31511 da Protecção Civil e obrigou à repetição da aterragem "desta vez para levantar a brigada", contou outro condutor que terá apresentado queixa junto do INAC.

O presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica "compreende a manobra na tentativa de extinguir rapidamente o fogo", mas "repetir a operação para recolher a brigada, é abuso", condena José Martinho.

Ainda mais lapidar é o responsável pelo gabinete de segurança da Associação Portuguesa de Pilotos, para quem a operação "envolveu riscos e poderia ter provocado incidentes, sobretudo aos automobilistas, que numa auto- -estrada circulam em velocidade elevada".

O comandante Cruz Santos alerta que para a aterragem e descolagem "poder ser feita, a auto-estrada deveria ter sido cortada. Fazê-lo fora de uma situação de emergência é arriscado e viola a segurança."

A Protecção Civil assume desconhecer a situação, que "irá averiguar", garante o Comandante de Viseu, de quem depende o heli. César Fonseca lembra, contudo, que as aeronaves da Protecção Civil "respeitam as normas de segurança".

O DN pediu esclarecimentos ao INAC, que não foram prestados, mas fonte do instituto disse ao DN que a situação "está já a ser investigada".

Fonte: DN

Por causa dos incêndios,Governo dá ajuda específica de emergência à alimentação animal

O Governo entendeu ser imperioso accionar de forma integrada todos os meios disponíveis e adequados à minimização dos prejuízos decorrentes dos graves incêndios que ocorreram desde o início do Verão, em Portugal Continental e que provocaram severos prejuízos no capital silvícola, agrícola e fundiário de várias explorações localizadas em zonas específicas.

Assim, por Despacho Ministro da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, foi concedida uma ajuda específica de emergência à alimentação animal, a suportar exclusivamente por verbas nacionais, concedida para compensar as necessidades de alimentação animal de algumas áreas de pastoreio ardidas na época de incêndios. No que concerne ao Distrito de Viseu, estão abrangidas as freguesias de Mões e Moledo no Concelho de Castro Daire, as freguesias de Abrunhosa à Velha, Chãs de Tavares, Póvoa de Cervães e Várzea de Tavares no Concelho de Mangualde e as Freguesias de Candal, Carvalhais, Manhouce, Santa Cruz da Trapa, São Cristóvão de Lafões e Valadares, no Concelho de S. Pedro do Sul.

Esta ajuda, concedida para aquisição de alimentação animal, é, no caso do efectivo bovino, de 100 euros por cabeça de animal com mais de seis meses e, no caso do efectivo ovino e caprino, de 40 euros por cabeça de animal com mais de um ano.

Para além desta ajuda de emergência, está igualmente previsto accionar o instrumento “Estabilização de emergência após incêndio”, previsto na Portaria nº 1137-B/2008, de 9 de Outubro, enquadrado no âmbito da subacção nº 2.3.2.1 “Recuperação do Potencial Produtivo” do PRODER, contudo, esta medida carece de um levantamento e avaliação das situações relevantes decorrentes da época de incêndios ainda em curso, a ser efectuado pela Autoridade Florestal Nacional, no final do período crítico que termina a 15 de Outubro de 2010.

Proteção Civil aciona alerta amarelo até terça feira


A Proteção Civil acionou hoje à tarde o alerta amarelo de perigo de incêndio florestal em todos os distritos de Portugal Continental devido às temperaturas elevadas e tempo seco previstos para os próximos dias.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) adianta que o alerta amarelo de perigo de incêndios florestais e para o Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais vai prolongar-se até às 20:00 de terça feira.

O alerta amarelo é segundo grau de uma escala de quarto e visa alertar a população para tomar precauções e colocar em estado de maior prontidão o dispositivo das organizações de socorro, nomeadamente os Bombeiros e a Proteção Civil, aos níveis nacional, distrital e local.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Portugal e Espanha gastam 48 milhões em 150 mil cabras para prevenir fogos na raia

Foi ontem apresentado, na Guarda, o projecto Self-Prevention. A ideia, exposta por um agrupamento de cooperação territorial que abrange 187 entidades de ambos os lados da fronteira, consiste na reintrodução de 150 mil cabeças de gado caprino, nas zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca, como "limpadores naturais" dos campos.

Tal medida permitirá, de acordo com José Luís Pascoal, presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, a prevenção de incêndios, mas também o "desenvolvimento económico e rural" daquelas zonas. O responsável do AECT garantiu que o objectivo é colocar os animais nos campos agrícolas e montes abandonados. Esta será a forma encontrada para evitar fogos florestais, uma vez que os terrenos ficaram "livres de vegetação", concluiu.

A partir do próximo ano serão assim distribuídas 150 mil cabras pela área do agrupamento territorial. Um "método natural para a limpeza das florestas e dos campos", referiu ainda José Luís Pascoal, garantindo que o projecto Self-Prevention permitirá também o desenvolvimento social e económico das zonas raianas.

"A sustentabilidade social, económica e ambiental" das regiões abrangidas passará pela criação de 558 postos de trabalho em diversas áreas, "desde pastores a comerciais", explicou. O estabelecimento de uma empresa, que ficará responsável pela distribuição dos efectivos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projecto, a construção de 12 queijarias, 15 lojas e dois matadouros para abate dos animais surgem ainda como factores de importância neste projecto.

A ideia, apoiada pelos Governos de Portugal e de Espanha e por fundos comunitários, implicará um investimento de 48 milhões de euros. Por sua vez, "a rentabilidade económica criada nos campos e terras será para as gentes que moram nelas", acrescentou o presidente do AECT. Para os governadores civis da Guarda e de Bragança, este é um projecto que "não poderá falhar". Uma ideia que é, para Santinho Pacheco, "uma flor de esperança para a região".

Fonte: Lusa

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Associação Portuguesa de Medicina de Emergência elogia trabalho das equipas de socorro na A25

A Associação Portuguesa de Medicina de Emergência louvou o trabalho da Protecção Civil e do pessoal médico no socorro às vítimas dos acidentes de segunda-feira na A25.

Em declarações à agência Lusa, Vítor Almeida afirmou que na assistência às vítimas «ficou provado que a Protecção Civil tem um dispositivo verdadeiramente impressionante de meios no terreno, nomeadamente com bombeiros e meios de socorro».

«Se o socorro correu bem, isso deve-se essencialmente ao investimento feito pelo Governo, e em particular nos últimos dois anos, nos meios pré-hospitalares, mesmo que haja sempre coisas a melhorar», afirmou.

Por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica e do Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Coimbra, «a resposta foi a possível, mas indiscutivelmente eficaz», considerou.

Relativamente aos meios aéreos, destacou que apesar de não terem podido actuar devido às condições meteorológicas, a equipa médico/enfermeiro destacada para estar nos helicópteros chegou ao local de carro.

«A localização do helicóptero em Santa Comba Dão foi uma decisão muito adequada e correcta, porque a base está muito perto dos grandes eixos rodoviários da região Centro, o IP3, a A25 e a A1», indicou.

Vítor Almeida elogiou também os elementos da GNR pelo seu desempenho «excelente» na gestão dos acidentes, destacando ainda que «as coisas funcionaram bem à conta dos médicos que foram para o local voluntariamente».

Contudo, ressalvou, «o princípio do sistema não deve ser o do voluntariado, mas a existência de planos de contingência, com a activação de profissionais conforme as necessidades».

«É importante que existam estes mecanismos de activação de planos para estas situações, de forma treinada e regular, com as viaturas médicas e as equipas no terreno, e de forma ainda mais eficaz», concluiu.

IOL Diario

Fogos Florestais - "o inimigo"

O telefone toca, alguém do outro lado que precisa de ajuda, e nós BOMBEIROS deixamos tudo para trás, família, amigos, convívios, o lar, para ir ajudar o próximo, sem saber o que podemos encontrar e o que nos possa vir a acontecer.

Durante o Verão somos fustigados por a chamas que todos os anos tendem a obrigar BOMBEIROS a um esforço muito grande para que no mínimo populações fiquem a salvo. Parece que os nossos governantes não fazem nada para que isto pare, pois que eu me lembro ainda não vi nenhum incendiário a ser julgado por ter atirado o fogo, pois eles encontram os possíveis culpados por tal acto mas ao fim conseguem sempre mete-los em liberdade justificando-se que tinha incapacidade mental.
Como é possível nos dias de hoje a legislação não punir estes indíviduos culpados?
Como é possível estas pessoas não acarretarem com os custos de uma floresta?
O governo diz "Os populares têm de limpar as seus terrenos e se tiverem vizinhos que não os façam devem dirigir-se e informar os meus competentes para aplicar a multa", mas como é possível uma pessoa obrigar outra, se a mesma não cumpre a legislação.

Temos de por um ponto final a esta história que todos os anos tende a repetir-se, chamando os devidos culpados para acarretarem com as culpas.

Desde já os meus cumprimentos a todos os BOMBEIROS que andam a lutar contra este flagelo que se tem repetido todos os anos.

ENCONTRAMOS-NOS NA LINHA DA FRENTE JUNTO A FRENTE DE FOGO... PARA ACABAR COM ESTE FLAGELO....

CUMPRIMENTOS CAMARADAS

Carlos Ribeiro

«Um terrível acidente de viação», lamenta ministro

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, lamentou esta segunda-feira a morte de seis pessoas nos dois acidentes da A25, apresentando «sentidas condolências» às famílias dos falecidos.
Rui Pereira, que se deslocou esta noite ao local onde decorreram os dois choques em cadeia, desejou também «um rápido e completo restabelecimento dos feridos», que estão internados em diversos hospitais.
Escusando pronunciar-se sobre as eventuais causas do sinistro, o governante classificou-o como um «terrível acidente de viação», que originou seis mortos (duas crianças, duas mulheres e dois homens), além de 72 feridos, dos quais 48 em estado grave.
Segundo o ministro, os meios de socorro e as polícias «funcionaram bem, dando o seu melhor para minimizar as consequências devastadoras do acidente». As causas serão agora investigadas «pelos competentes órgãos de polícia criminal», disse o ministro.
Fonte:IOL

Quatro corporações do distrito de Viseu receberam adiantamento de despesas

Corporações de bombeiros de S. Pedro do Sul, Mangualde e Tabuaço já receberam da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) o adiantamento de despesas extraordinárias relativas aos incêndios, disse hoje à agência Lusa o governador civil de Viseu.
Miguel Ginestal contou ter sido informado pela ANPC de que, na sequência de um despacho do secretário de Estado da Protecção Civil, as corporações receberam na sexta feira o dinheiro das despesas extraordinárias com os grupos de reforço que nas últimas semanas se deslocaram de vários pontos do país "para ajudar nos grandes incêndios florestais" ocorridos nestes concelhos.
"As boas contas fazem os bons amigos. E os bombeiros têm sido muito amigos das populações, salvaguardando os seus bens mais preciosos, que são as habitações e os bens económicos", frisou, congratulando-se pela rapidez com que a ANPC colocou "as contas em dia" com os bombeiros.
Receberam o adiantamento de despesas extraordinárias com os incêndios florestais as associações humanitárias de bombeiros voluntários de São Pedro do Sul (17.034 euros), Santa Cruz da Trapa (9951 euros), Mangualde (5586 euros) e Tabuaço (7.417 euros).
Segundo Miguel Ginestal, "igual procedimento será tomado em relação à corporação de Castro Daire", uma vez que "as contas já estão a ser feitas".
"É um desafogo para as tesourarias das associações humanitárias", considerou.
O governador civil frisou que estes são "montantes incomportáveis para a grande maioria das corporações do distrito", que têm "compromissos de tesouraria muito apertados".
"Deslocaram-se para estes incêndios corporações de Norte a Sul do país, durante vários dias, o que significaram despesas acrescidas com alimentação e combustível para os veículos que tiveram de ser suportadas pelas corporações de bombeiros residentes", explicou.
Lembrou que, só no incêndio de S. Pedro do Sul "chegaram a estar 500 homens e mulheres no teatro de operações" e que no de Tabuaço "houve grupos de reforço de Portalegre, Castelo Branco e Santarém".
Miguel Ginestal sublinhou que, apesar da acalmia dos últimos dias, "ainda se está muito longe do fim da época de incêndios florestais", considerando que "só no final é que é possível fazer uma avaliação das áreas ardidas".

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dois choques distintos instalaram o caos na A25



O acidente ocorrido hoje, segunda-feira, resultou de dois choques distintos junto do nó de Talhadas, em Sever do Vouga, um em cada sentido, aparentemente sem relação directa, causando cinco mortos e 72 feridos e envolvendo mais de meia centena de veículos.
António Machado, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), explicou que o acidente que ocorreu no sentido Aveiro-Viseu terá sido o primeiro.
Poucos minutos depois e a poucas centenas de metros de distância, deu-se um segundo acidente no sentido inverso.
Das mais de 50 viaturas sinistradas, 12 arderam e destas duas eram camiões. "Foi um acidente muito complicado. Foi um acidente com muita gravidade e de grande violência", afirmou António Machado.
Pouco antes das 20 horas, o balanço ainda provisório avançado pelo responsável é de cinco mortos, dois carbonizados, sendo um deles uma criança.
De acordo com informação disponibilizada na página da ANPC, os acidentes totalizam até ao momento 72 feridos, 24 graves.
No local, estão 189 viaturas de socorro entre veículos do INEM, dos bombeiros e da polícia. Os 18 médicos que estão no local estão a observar feridos ligeiros ainda no local.

sábado, 21 de agosto de 2010

Bombeiros Municipais sem INEM a partir de Outubro

A autarquia viseense anunciou que denunciou o protocolo que tinha com este instituto de emergência - que data de 1978 - e que "transcorridos os 60 dias", o INEM, com as suas duas ambulâncias, deixará de estar a funcionar nos Bombeiros.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, disse ter recebido uma resposta do INEM aos ofícios que a autarquia já tinha enviado a manifestar esta vontade e que o Instituto recordou que tinha de ser cumprido o prazo para que o protocolo deixasse de fazer efeito.
"Já mandei comunicar que respeitarei os 60 dias e no final desse tempo acabará o serviço", realçou o autarca.
A partir de Outubro, frisou Fernando Ruas, os Bombeiros Municipais vão poder contar com mais efectivos, os que estavam afectos ao serviço do INEM, e "dedicar-se para aquilo que foram admitidos".
A vontade da Câmara de retirar dos Bombeiros Municipais o serviço do INEM já tinha sido manifestada há cerca de dois meses por Fernando Ruas. Na altura, o autarca frisava que era necessário "racionalizar os meios humanos em tempos de crise e, numa situação, em que se reclamam mais elementos".
Disse ainda que já tinham sido enviados vários ofícios ao Instituto Nacional de Emergência Médica, nomeadamente em 2009 e, mais recentemente em 2010, mas que "nunca tinha obtido uma resposta", estranhando também que, na altura, o próprio INEM tenha frisado nunca ter recebido qualquer ofício.
Não se sabe, para já, para onde este serviço poderá ser transferido, mas ao que tudo indica poderá ir para os Voluntários.
Fonte: Diário Viseu

GAUF- Grupo de Análise e Uso do Fogo



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bombeiros Santa Cruz da Trapa gastaram 29 mil euros no incêndio da Serra da Arada

A corporação de Santa Cruz da Trapa, no concelho de S. Pedro do Sul, está a braços com uma dívida de 29 mil euros com os custos do combustível e refeições...que tiveram de suportar aos bombeiros que combateram o fogo da serra da Arada.

Em S. Pedro do Sul, a área ardida elevou-se a "sete mil hectares", revelou o presidente da câmara que lembrou os gastos da corporação de Santa Cruz da Trapa com o fogo da Arada. "29 mil euros, sendo 11 mil de gasóleo e 18 mil de refeições", adiantou António Figueiredo. Verbas que segundo os bombeiros "ainda não foram pagas".

O incêndio de S. Pedro do Sul foi considerado dominado pela protecção civil sete dias depois de ter deflagrado, no passado dia 10 .

Este incêndio ficou também marcado pelo acidente ocorrido com uma viatura da corporação de Alcobaça que integrava a coluna de bombeiros do distrito de Leiria, do qual resultou um morto e um ferido grave.

Durante os vários dias de combate às chamas, que chegaram a estar junto a várias povoações, os bombeiros conseguiram salvaguardar as habitações. No entanto, arderam casas desabitadas, barracões e campos de cultivo.

Especial Debate Incêndios

Nas últimas semanas Portugal tem sido devastado pelos incêndios. Milhares e milhares de hectares de floresta e mato foram arrasados em poucas horas, em poucos dias. Santuários naturais como o Parque Nacional da Peneda-Gerês perderam o verde que os caracterizava. No combate às chamas morreram bombeiros, vidas que se perderam a tentar travar a catástrofe. Foram feitas detenções de vários indivíduos suspeitos de fogo posto e tecidas críticas à coordenação no combate às chamas.

Esta terça-feira, ficou a saber-se que desde o início do ano e até domingo passado, Portugal registou 70 mil hectares de área ardida. Os números foram avançados pela Autoridade Florestal Nacional.

A Antena 1 debateu esta manhã a questão dos incêndios, o jornalista Ricardo Alexandre questionou Duarte Caldeira da Liga dos Bombeiros Portugueses, o autarca Jaime Soares, Joaquim Sande Silva da Liga para a Protecção da Natureza, o geógrafo Raimundo Quintal, Hermínio Botelho do Grupo de Fogos Florestais da UTAD, Helder Perdigão, Porta-Voz do Estado Maior do Exército e António José Calinas da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil.

Escute aqui o Especial Informação sobre os Incêndios em Portugal:

Debate 1ª parte

Debate 2ª parte

Toyota dos Bombeiros de Sanfins do Douro arde em Alijó

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rui Pereira homenageia mortos e garante investimento na renovação de viaturas

O ministro da Administração Interna homenageou na quarta feira à noite os bombeiros mortos no combate aos incêndios...

este ano e garantiu que o Governo vai apoiar a renovação de viaturas para as corporações.
No 80º aniversário da Liga dos Bombeiros Portugueses, que se celebrou hoje em Cascais, Rui Pereira lembrou Cristiana Josefa, João Pombo e Carlos Santos, três bombeiros que morreram este ano no combate aos incêndios florestais e que recordou como «heróis e mártires, testemunhas de que o lema 'vida por vida' vale mesmo».

Em declarações aos jornalistas, o ministro afirmou o empenho do Governo em três domínios.

«Vamos fazer mais ao nível da formação, no domínio do equipamento, porque no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional [QREN] queremos melhorar e renovar, e melhoramentos nos decretos-lei» que regulam a actividade dos bombeiros, enumerou.

Rui Pereira adiantou que tem tido reuniões com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional para que se abram candidaturas para a aquisição de novas viaturas, afirmando que «não faz sentido» que o dinheiro europeu do QREN «não seja aproveitado».

Questionado sobre a maneira como as autoridades têm lidado com os suspeitos de fogo posto, o ministro disse que as forças policiais têm feito um «trabalho notável», no caso da PSP e GNR nos crimes negligentes e no caso da Judiciária nos crimes dolosos de incêndio florestal.

Em 2010 tem sido «tudo mais difícil» do que nos três anos anteriores, mas o ministro destacou que por cada bombeiro que cai se torna «mais evidente a determinação dos outros em continuar o combate» às chamas.

Em dia de comemoração dos 80 anos da Liga, houve condecorações para a Escola Nacional de Bombeiros, a Federação do Distrito de Aveiro, os bombeiros de Vila Meã, uma funcionária da Liga, as caixas de Crédito Agrícola, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e os responsáveis pelo programa Vida por Vida, exibido na RTP nos últimos dez anos e suspenso desde Julho por falta de meios financeiros.

Fenómeno no Incêndio de São Perdo do Sul

Video cedido pelo Camarada Aurelio dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim

Reacendimentos aumentam pelo quarto ano consecutivo. Peritos analisam desempenho de Portugal


Até 15 de Agosto houve 509 reacendimentos de fogos, um aumento que se registou pelo quarto ano consecutivo (foram 425 em 2009 e 62 em 2007). As comparações europeias também não ficam bem na fotografia: segundo os dados do EFFIS, já arderam 96 mil hectares na UE desde o início do ano, o que significa que os 71 mil portugueses representam cerca de 73% do total. Metade dos mais de 300 fogos diários registados na primeira quinzena de Agosto foram causados por negligência.

Calor, humidade reduzida e um Inverno e uma Primavera chuvosos, que aumentaram as acendalhas na floresta, podiam ser sinónimos de um ano como 2003. Ainda assim, a área ardida até ao momento é menos de um quinto da que ardeu até ao mesmo período no ano negro, disse ontem o ministro da Administração Interna.

Mas não é só a área ardida que conta e, segundo especialistas contactados pelo i, há lacunas à vista. "Comparando com os últimos três anos, os combustíveis estão muito mais secos. O número elevado de ocorrências, em zonas de acesso difícil, pode não permitir o rescaldo em todo o perímetro", explica ao i Domingos Xavier Viegas, especialista da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, para quem as melhorias no combate salvam o balanço num ano de "circunstâncias más." Já Joaquim Sande Silva, especialista da Liga para a Protecção da Natureza, diz que "os reacendimentos reflectem a formação e a dispersão dos meios." O rescaldo "continua a fazer-se com água, quando deveria limitar-se a área queimada com ferramentas manuais. Os bombeiros voluntários não têm essas apetências, e GIPS [Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR], sapadores ou canarinhos são a minoria da população de combate".

Na cauda Para Francisco Moreira, investigador do Instituto Superior de Agronomia, perceber como Portugal soma mais de 70% da área na ardida na UE é "a pergunta do milhão de dólares". Parte da resposta é o facto de o número de ignições (14 661 até dia 15) ser "muitíssimo superior aos países do Sul europeu". Fogos para renovar pasto em época crítica, foguetes das festas e "campistas que continuam a foguear em situações inadmissíveis" são algumas explicações. Sande Silva vê outras falhas. "Noutros países até se deixa arder no Verão porque se sabe o que pode arder. Estamos longe desse tipo de gestão. Se se viu algum avanço desde os anos críticos de 2003/2005 foi no combate. Na prevenção das ignições e na gestão da florestal, está tudo praticamente na mesma." Basta comparar com Espanha: no ano passado 10 703 incêndios queimaram cerca de 93 mil hectares. Em Portugal foram 26 339 e arderam 86 016.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Antecedentes criminais pelo mesmo crime....

A Polícia Judiciária deteve terça feira dois homens suspeitos de terem ateado incêndios florestais, um dos quais em Castro Daire que destruiu uma área superior a 50 hectares de floresta e mato.
Este fogo deflagrou no dia 11 e manteve-se até segunda feira.
Em comunicado hoje divulgado, a PJ refere que um dos detidos tem 32 anos e é o presumível autor de, “pelos menos, dois crimes de incêndio, ateados intencionalmente na zona de Castro Daire”.
O arguido, pedreiro de profissão, já tem antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, tendo sido detido em 2005 pela PJ, e também por furto e condução sob o efeito de álcool.
Atualmente estava a cumprir penas de prisão em regime de dias livres.
Ontem foi presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação.
O outro suspeito, de 16 anos, foi detido pela presumível autoria de seis crimes de incêndio florestal, entre os dias 12 e 15 deste mês na freguesia de Rio de Loba, Viseu.
A PJ refere que o suspeito utilizou um isqueiro e que confessou ter “atração pelo fogo e pelo aparato proporcionado pelo combate aos incêndios.
Também foi ontem presente ao juiz.

Que jeitão que dava.....

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Convocatória Peditório feira anual São Bernardo


Convocam-se todos os elementos deste Corpo de Bombeiros, para estarem presentes no próximo dia 20 de Agosto do corrente ano, pelas 07hoo, afim de se proceder ao tradicional peditório realizado na feira anual de São Bernardo.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Declarado estado de emergência em Castro Daire

Foi declarado o estado de emergência em Castro Daire devido ao incêndio que lavra com nove frentes activas. A informação foi avançada e cita o presidente da Câmara Municipal local, José Fernando Carneiro Pereira. O incêndio está a ameaçar duas povoações, Moita e Cela, estando as autoridades a aconselhar idosos e crianças a abandonar as suas residências devido aos efeitos do fumo. O autarca desconfia de mão criminosa. «O calor que estava não fazia deflagrar qualquer incêndio», disse. No local estiveram 257 bombeiros, apoiados por 67 veículos, três helicópteros e três aviões.
O fogo esteve muito perto de várias povoações do concelho e chegou mesmo a condicionar a circulação na A24.

domingo, 15 de agosto de 2010

sábado, 14 de agosto de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mangualde e São Pedro do Sul continuam em chamas

Em Mangualde o incêndio que deflagrou cerca das 14h em Abrunhosa-a-Velha, Mangualde, mobiliza neste momento 76 bombeiros e 8 GIPS apoiados por 23 veículos operacionais terrestres.

O incêndio conta neste momento com duas frentes activas e o vento torna-se o pior inimigo dos bombeiros.

Durante a tarde algumas propriedades nomeadamente barracões agrícolas e mesmo animais estiveram em risco. No momento encontram-se no local o Governador Civil do Distrito de Viseu, Miguel Ginestal, e o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

Em São Pedro do Sul na localidade de Agualva, deflagrou às 16:25 horas e conta neste momento com duas frentes activas, frentes essas combatidas por 43 Bombeiros e 11 viaturas.

Incêndio Gerês 2010

Foto:Daniel Antunes

Cavaco Silva e Sócrates dizem que bombeiros têm sido eficazes no combate aos fogos

Descubra as diferenças

Fonte: BPS

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

E continua.....de momento é o unico no distrito de Viseu

Soutosa em risco no incêndio de Moimenta da Beira

Reforço de meios para protecção a população de Soutosa, concelho de Moimenta da Beira.

Todos sabemos onde vai o balde. E as mochilas onde vão?

Dois Bombeiros de Vialonga gravemente feridos em despiste

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Serra do Seixo volta a arder


Serra do Seixo volta a arder, uma situação que se está a tornar recorrente como alertamos no dia de ontem.

O alerta foi dado pelas 14:39 horas estando no local 12 Bombeiros apoiados por 4 viaturas, incêndio dominado às 15:39 horas.

Mangualde reacende com bastante intensidade


Chegou-nos a informação que o incêndio de Mangualde reacendeu com grande intesidade tendo neste momento várias frentes activas em direcção a populações.
Neste momento temos tambem no distrito, um incêndio em Povolide concelho de Viseu, bastante complicado, combatem este incêndio 42 homens apoiados por 9 veiculos, em São Pedro do Sul na localidade de Aguaneiras e em Nelas este ainda inicial.

Serra do Seixo Corre Perigo....

Ali na Serra do Seixo, dizem que há uma casa de ouro por baixo do monte.
Contam, por aqui no Sátão, que já muitas pessoas lá foram a ver se descobriam o tesouro. Mas também dizem que quem tiver a coragem de lá ir com esse propósito, terá que enfrentar grandes dificuldades.
Outros dizem que é uma igreja que tem um sino de ouro, como o dos Santos Idos, cá mais abaixo, à beira do rio, que os cristãos esconderam quando cá estiveram os mouros.
O que se sabe é que aquele lugar é muito bonito. Tão bonito que diziam os antigos que de lá se via Lisboa. E contava a Srª Ana Rosa que, quando era nova e casou, como o marido foi trabalhar para Lisboa, ela foi lá cima algumas vezes, ao monte, para ver se de lá descobria o Zé Rosa, na capital. E só o não via porque a Serra da Estrela se punha entre meio e, lá longe, tapava o horizonte.
Verdade verdadinha que a igreja e a casa de ouro hão-de aparecer um dia, quando se abrir para lá uma estrada e o sítio se tomar num santuário miradouro, cheio de sol dourado e em meio de um panorama, o mais longo e mimoso das Beiras. Será ainda no nosso tempo?

Não sei se haverá igreja ou casa de ouro como diz a lenda, mas sei que é um lugar bonito e que lhe querem fazer mal. Senão vejamos:
1- no dia 27 de Julho recebemos um alerta de incêndio para a Quinta da Madalena, que por coincidência era falso alarme, fica a 30 minutos e não há rede de telemóvel. Até aqui tudo normal não fosse o incêndio ou incêndios que já consumiam o pinhal da Serra do Seixo. Pois tínhamos 4 (QUATRO) incêndios distintos junto ao caminho para o Travassinho.
2- no dia 7 de Agosto por coincidência, incêndio na Serra do Seixo às 24: 00 horas (MEIA NOITE) junto ao local do incêndio do dia 27 de Julho.
3- no dia 10 de Agosto novo incêndio agora a uma hora normal, 18:00 horas.
Devido a estes factores, fica mais ou menos claro que não são causas naturais que causam estes incêndios.
Fica o alerta para entidades competentes, pois mais vale prevenir do que remediar.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tabuaço (reacendeu), Mangualde e Tarouca são os incêndios do Distrito de Viseu

Em Tabuaço as chamas voltaram pelas 20: 30 horas, tem uma frente activa e é combatido por 119 Bombeiros apoiados por 36 viaturas.
Em Tarouca no lugar de Vila Chã da Beira, 95 Homens apoiados por 20 viaturas combatem um incêndio com duas frentes activas.
Por ultimo, em Mangualde no lugar de Santo Amaro de Tavares, 175 Bombeiros apoiados por 49 viaturas tentam dominar as duas frentas activas. Este incêndio é o mais complicado segundo a página da ANPC.

Bombeira de Lourosa encurralada no mato acaba por sucumbir às chamas em Gondomar

Fogo de Tabuaço extinto e S. Pedro do Sul dominado


O incêndio florestal de Tabuaço está "extinto e em rescaldo" e o de São Pedro do Sul está "dominado", ambos lavram desde sexta-feira no distrito de Viseu, divulgou esta terça-feira a Protecção Civil.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) informa que o incêndio de Tabuaço está em fase de "consolidação da extinção" desde as 09h15, tendo sido ainda necessário a intervenção de meios aéreos desde o início da manhã.

No caso do fogo em São Pedro do Sul a protecção civil adianta que está "dominado", envolvendo ainda 500 operacionais no combate às chamas, apoiados por 116 veículos e quatro meios aéreos.

A base de dados nacional de incêndios florestais contabiliza entre Janeiro e Julho deste ano um total de 8753 ocorrências de fogo, das quais 1390 estão classificados como incêndios florestais e 7363 fogachos.

Estes incêndios resultaram numa área ardida total de 19 346 hectares, entre povoamentos e matos, segundo o relatório provisório de Agosto publicado pela Autoridade Florestal Nacional.

505 Bombeiros e 100 viaturas em São Pedro do Sul - Incêndio Tabuaço Dominado


Mais de 500 homens e 100 viaturas concentram-se no combate às chamas em Candal, concelho de São Pedro do Sul, em Viseu, um incêndio que não dá descanso desde sexta-feira.
Já em Barcos (Tabuaço) os 148 homens, apoiados por 41 viaturas, conseguiram por fim dominar o incêndio 23:35 horas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tabuaço não dá treguas

VTTR de Alcobaça despita-se em São Pedro do Sul e causa um morto

A VTTU de Alcobaça, pertencente à GRIF de Leiria e destacada para o incêndio que lavra em São Pedro do Sul sofreu um despiste aquando da sua deslocação entre duas frentes de incêndio.
Aos primeiros minutos da notícia o resultado eram dois feridos graves encarcerados estando já as equipas (esgotadas) dos bombeiros locais no TO a tentar retirar as vitimas das viaturas.
À minutos atrás recebemos, através do INEM, a confirmação de que um deles já se encontrava cadáver e que o HELI de Santa Comba já se encontrava a caminho a fim de efectuar o transporte do outro ferido grave, que ao que tudo indica é bombeiro voluntário mas também funcionário do INEM, TAE.



Fonte: BPS
Aparecemos aqui

Bombeiros Santa Cruz da Trapa perdem Viatura

domingo, 8 de agosto de 2010

Vento complica Incêndio em Tabuaço


O segundo comandante operacional nacional, José Codeço, afirmou este domingo que a situação do incêndio que arde deste sexta-feira no concelho de Tabuaço «se mantém complicada».

Em declarações aos jornalistas em S. Pedro do Sul cerca das 20:00 o responsável disse, no entanto, não ter conhecimento de povoações em risco.

José Codeço referiu que durante a tarde, «porque havia alguma capacidade de operação», ainda foi desviado um Canadair que estava a operar no teatro de operações de S. Pedro do Sul para o incêndio de Tabuaço.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, estão no combate às chamas em Tabuaço 138 bombeiros, apoiados por 38 viaturas.

De acordo com o comandante dos bombeiros locais, Ernesto Fonseca por enquanto não há «casas em risco».
No local já se encontra o Ministro da Administração Interna e o Governador Civil de Viseu.

427 bombeiros em São Pedro do Sul

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registava 26 incêndios às 19:30 de hoje, estando só no combate às chamas do fogo de São Pedro do Sul 427 bombeiros.

Na página da Internet, a ANPC destaca pela sua dimensão, às 19:30, 12 fogos florestais nos distritos de Viseu, Braga, Viana do Castelo, Porto e Vila Real que mobilizam um total de 860 bombeiros.

Nas últimas horas, o fogo que lavra desde sexta feira no concelho de São Pedro do Sul (Viseu) recebeu um reforço de meios, estando no terreno 427 bombeiros, 103 viaturas e oito meios aéreos (quatro helicópteros e quatro aviões).

O incêndio de S. Pedro do Sul já vai no terceiro dia e os bombeiros não o conseguem travar. Os ventos fortes provocaram reacendimentos na Serra da Gralheira e o incêndio estendeu-se à Serra da Arada. A Protecção Civil chegou a ordenar a evacuação de uma aldeia.


Salvamento em rescaldo

No decorrer do rescaldo do incêndio na Serra de Santa Justa, os bombeiros encontraram 7 cães de tenra idade que estavam numa cavidade com cerca de 2 metros na área afectada pelo incêndio, na retirada desses mesmos animais foi necessário o uso de algumas ferramentas manuais para a criação de um acesso.

Com a colaboração de um bombeiro de S. Pedro da Cova (que adoptou uma das crias), os animais foram retirados do local e entregues ao canil municipal de Valongo para adopção.

Após este mesmo resgate, uma vez mais ficamos com a certeza do dever cumprido.

Fonte: CB Valongo

Acidente Bombeiros Penela


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Governo antecipa pagamento das despesas extraordinárias aos Bombeiros.

Vasco Franco, esteve de visita à Base de Helicópteros de Serviço Permanente em Santa Comba Dão, onde anunciou que já foi feito o pagamento antecipado aos Bombeiros Voluntários de despesas extraordinárias relacionadas com os incêndios florestais.
O governante assegurou que os meios previstos para esta fase "estão todos operacionais", ainda que pontualmente se tenham registado "situações de alguma inoperacionalidade por algum tempo".

Incêndio em São Pedro do Sul

Com o incêndio ainda por dominar, os bombeiros esperam uma melhoria da situação durante a noite. Um primeiro balanço é positivo, no que se refere a impedir a destruição de casas.



Incêndio Tondela

Aviões de Combate aos Incêndios Florestais Estão a Parar em Viseu


Com os fogos a queimar floresta, mato e pasto sobretudo a norte do País, os dois aviões de combate a incêndios estacionados em Viseu estão a falhar voos. Os pilotos polacos invocam problemas no abastecimento do combustível, mas várias fontes da Protecção Civil alegam que na origem da situação estão salários em atraso.

Os problemas começaram na semana passada quando os pilotos, ao serviço da empresa Aeronorte, "recusaram voar com o combustível da empresa, alegando que tinha água", disse ao DN fonte da Protecção Civil. Os pilotos tentaram então abastecer com recurso ao combustível do aeródromo, situação que foi recusada à Aeronorte por falta de acordo de pagamento com a autarquia, que é a proprietária da infra-estrutura.

Mas ao que o DN confirmou junto de várias fontes da Protecção Civil na origem da recusa em voar estarão "salários em atraso dos pilotos, polacos que estão em Portugal para a campanha de fogos florestais". Desde Julho que estes operacionais estão sem receber e têm levantado "problemas nas pistas onde operam para ver se resolvem a situação", disse. Contactada pelo DN, a Aeronorte não prestou esclarecimentos sobre esta denúncia.

O presidente da Câmara de Viseu "também conhece" a situação dos salários em atraso. Fernando Ruas adianta que "o problema é do conhecimento de mais pessoas", mas garante ter "sensibilidade para os fogos florestais" e que por isso autorizou o abastecimento dos meios aéreos com o combustível da câmara. A recusa inicial prende-se com "dívidas dos operadores aéreos" à autarquia. A Câmara de Viseu vai ceder o combustível, mas garante que "no final dos fogos" irá "colocar o aeródromo na ordem", promete Ruas.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Serafim Almeida pretende um novo VFCI


Em declarações à rádio Sátão, Serafim Almeida, Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Sátão, afirmou que a corporação tem necessidade de adquirir um novo VFCI, uma vez que os existentes encontram-se bastante desgastados devido à idade e a dar bastante despesa em manutenção.

Salientou que não vai ser fácil devido à falta de verbas, mas está com esperança que seja desta. Dando a garantia aos Satenses que os meios são suficientes para acorrer a qualquer ocorrência.

Fogo posto: afirma Paulo Almeida


O Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Vila Boa, Paulo Almeida, afirma que tanto o fogo de Torneiros como o da Serra do Seixo foram fogo posto.

Afirma também que a única solução passa por mais vigilância destas zonas, podendo interromper obras na sua Freguesia para por o pessoal da junta a fazer vigilância, uma vez que em 2005 na zona de Torneiros foi na terceira tentativa que ardeu tudo, por isso é possível que tentem novamente.

Incêndio Nelas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Incêndio em Alcafache (Mangualde)



Dois feridos graves em despiste na variante Sátão - Vila Nova Paiva

Um acidente perto das 6h30, junto à saída de Vila Nova de Paiva, na variante de Sátão fez dois feridos graves. Uma viatura ligeira despistou-se e ficou debaixo de um camião.

Os ocupantes da viatura ligeira, dois jovens, ficaram encarcerados, tendo dificuldade as operações. O comandante do Centro de Operações e Socorro de Viseu, César Fonseca, confirmou que “as operações não foram fáceis”.

No local estiveram duas viaturas de desencarceramento, duas ambulâncias e um carro de emergência médica.