Páginas

O tempo no Sátão

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rui Pereira homenageia mortos e garante investimento na renovação de viaturas

O ministro da Administração Interna homenageou na quarta feira à noite os bombeiros mortos no combate aos incêndios...

este ano e garantiu que o Governo vai apoiar a renovação de viaturas para as corporações.
No 80º aniversário da Liga dos Bombeiros Portugueses, que se celebrou hoje em Cascais, Rui Pereira lembrou Cristiana Josefa, João Pombo e Carlos Santos, três bombeiros que morreram este ano no combate aos incêndios florestais e que recordou como «heróis e mártires, testemunhas de que o lema 'vida por vida' vale mesmo».

Em declarações aos jornalistas, o ministro afirmou o empenho do Governo em três domínios.

«Vamos fazer mais ao nível da formação, no domínio do equipamento, porque no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional [QREN] queremos melhorar e renovar, e melhoramentos nos decretos-lei» que regulam a actividade dos bombeiros, enumerou.

Rui Pereira adiantou que tem tido reuniões com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional para que se abram candidaturas para a aquisição de novas viaturas, afirmando que «não faz sentido» que o dinheiro europeu do QREN «não seja aproveitado».

Questionado sobre a maneira como as autoridades têm lidado com os suspeitos de fogo posto, o ministro disse que as forças policiais têm feito um «trabalho notável», no caso da PSP e GNR nos crimes negligentes e no caso da Judiciária nos crimes dolosos de incêndio florestal.

Em 2010 tem sido «tudo mais difícil» do que nos três anos anteriores, mas o ministro destacou que por cada bombeiro que cai se torna «mais evidente a determinação dos outros em continuar o combate» às chamas.

Em dia de comemoração dos 80 anos da Liga, houve condecorações para a Escola Nacional de Bombeiros, a Federação do Distrito de Aveiro, os bombeiros de Vila Meã, uma funcionária da Liga, as caixas de Crédito Agrícola, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e os responsáveis pelo programa Vida por Vida, exibido na RTP nos últimos dez anos e suspenso desde Julho por falta de meios financeiros.

Sem comentários: