Páginas

O tempo no Sátão

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bombeiros Sertã usam equipamento inédito promete revolucionar combate a incêndios

A Associação dos Bombeiros Voluntários da Sertã é a primeira a nível nacional a ter um equipamento que mistura espuma com água para um melhor combate de incêndios.

O comandante Alexandre Silva deu conta deste equipamento no dia da sua tomada de posse e explicou que o problema dos equipamentos de espuma actuais é trabalharem com uma grande quantidade de espuma, ou seja, para cada 100 litros de água são necessários 3 litros de espuma e isso é “económicamente imcomportável”, disse Alexandre Silva.

Na Sertã o que se fez foi adaptar um equipamento para utilizar menos espuma. Aquele que agora está a ser testado “com sucesso” utiliza, por cada 100 litros de água 0,1 litros de espuma.

Acresce o facto de “a mistura que é feita na bomba ter tanta ou mais eficiência do que os equipamentos que trabalham com 3 ou 6 por cento de espuma”, completou
Sabendo que a água evapora aos 100 graus e que num incêndio as temperaturas são muito elevadas, a água já chega em estado de vapor, logo há maiores dificuldades no combate.

“Este sistema diminui o grau de evaporação da água e fixa-a aos combustíveis”, explicou o comandante exemplificando que “molhamos o combustível antes do incêndio chegar e a água vai ficar fixa ao combustível. Ali chegado o incêndio, o grau de humidade é maior e por consequência o combate será mais fácil e eficaz”.

O problema maior que existe é a montagem do equipamento pois os custos são elevados, no entanto Alexandre Silva acredita que daqui a uns anos ninguém passará sem este equipamento.

Sem comentários: