Páginas

O tempo no Sátão

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Serra do Seixo Corre Perigo....

Ali na Serra do Seixo, dizem que há uma casa de ouro por baixo do monte.
Contam, por aqui no Sátão, que já muitas pessoas lá foram a ver se descobriam o tesouro. Mas também dizem que quem tiver a coragem de lá ir com esse propósito, terá que enfrentar grandes dificuldades.
Outros dizem que é uma igreja que tem um sino de ouro, como o dos Santos Idos, cá mais abaixo, à beira do rio, que os cristãos esconderam quando cá estiveram os mouros.
O que se sabe é que aquele lugar é muito bonito. Tão bonito que diziam os antigos que de lá se via Lisboa. E contava a Srª Ana Rosa que, quando era nova e casou, como o marido foi trabalhar para Lisboa, ela foi lá cima algumas vezes, ao monte, para ver se de lá descobria o Zé Rosa, na capital. E só o não via porque a Serra da Estrela se punha entre meio e, lá longe, tapava o horizonte.
Verdade verdadinha que a igreja e a casa de ouro hão-de aparecer um dia, quando se abrir para lá uma estrada e o sítio se tomar num santuário miradouro, cheio de sol dourado e em meio de um panorama, o mais longo e mimoso das Beiras. Será ainda no nosso tempo?

Não sei se haverá igreja ou casa de ouro como diz a lenda, mas sei que é um lugar bonito e que lhe querem fazer mal. Senão vejamos:
1- no dia 27 de Julho recebemos um alerta de incêndio para a Quinta da Madalena, que por coincidência era falso alarme, fica a 30 minutos e não há rede de telemóvel. Até aqui tudo normal não fosse o incêndio ou incêndios que já consumiam o pinhal da Serra do Seixo. Pois tínhamos 4 (QUATRO) incêndios distintos junto ao caminho para o Travassinho.
2- no dia 7 de Agosto por coincidência, incêndio na Serra do Seixo às 24: 00 horas (MEIA NOITE) junto ao local do incêndio do dia 27 de Julho.
3- no dia 10 de Agosto novo incêndio agora a uma hora normal, 18:00 horas.
Devido a estes factores, fica mais ou menos claro que não são causas naturais que causam estes incêndios.
Fica o alerta para entidades competentes, pois mais vale prevenir do que remediar.

Sem comentários: