Páginas

O tempo no Sátão

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Investigadores têm ferramentas para ajudar bombeiros a combater as chamas

Há falta de comunicação entre os investigadores que estudam os incêndios florestais e os operacionais que combatem as chamas, defendem especialistas desta área de estudo.

O especialista em incêndios florestais Domingos Xavier Viegas alertou hoje, quarta-feira, em Aveiro, para a falta de comunicação entre os investigadores e os operacionais.

"Há muita coisa que se está a fazer ao nível da investigação e que não chega ao conhecimento dos bombeiros", disse à Agência Lusa, à margem de um workshop na Universidade de Aveiro (UA) sobre a investigação de incêndios florestais.

Xavier Viegas dirige o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, localizado na Lousã, que todos os anos recebe "milhares de bombeiros" em acções de formação, no âmbito de um protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros.

"A nossa equipa consegue transmitir uma parte da mensagem aos bombeiros", diz o investigador, que admite, no entanto, que se trata de "uma parte pequena, que tem a ver com a segurança pessoal dos bombeiros".

A mesma opinião tem a investigadora Ana Isabel Miranda, da UA. "Existem muitas ferramentas disponíveis que podiam facilitar o combate aos fogos e que não estão a ser usadas", salienta.

Como exemplo, a investigadora aponta um modelo computacional para optimizar o ataque aos incêndios florestais com meios aéreos, que foi desenvolvido na UA, no âmbito de uma tese de doutoramento, e que não está a ser aproveitado.

"É um modelo muito simples, que corre num computador normal, e que permite indicar ao piloto onde é que um avião deve atacar primeiro e de que forma é que deve ser feita a descarga", explicou Ana Isabel Miranda.

Segundo a investigadora, esta ferramenta já foi testada no âmbito de um projecto europeu e está pronta para ser aplicada.

Os investigadores já deram a conhecer este projecto aos meios científicos, faltando agora apresentá-lo às autoridades nacionais competentes.
Fonte: JN

domingo, 23 de maio de 2010

Em caso de avistar um incêndio.....

Nos últimos dias recebemos e-mails de alguns dos nossos estimados leitores a pedir esclarecimentos como reagir no caso de um “civil” avistar um incêndio. Depois de analisados vários factores relevantes quanto ao modo de reacção por parte de quem o descortina, os primeiros passos são fundamentais para que o fogo não se propague.
A importância na capacidade de informação às entidades competentes do preciso local, astúcia e cuidados a ter com alguns modos de actuação que possamos exercer, foram estes os principais pontos que achamos convenientes descrever.

Se avistar um incêndio
* Em pleno tempo quente e seco se avistou uma coluna de fumo no meio da floresta, suspeite logo de que se trata de um início de incêndio e ligue imediatamente para o número 117 (emergência para a protecção da floresta contra incêndios) ou então para o 112.
* Ao operador da linha de emergência dê se possível o local preciso do foco de incêndio.
* Indicar se o incêndio se encontra próximo de alguma povoação e qual o seu nome.
* Caso seja difícil de identificar a povoação ou local, dê marcos de referência como o número da estrada onde se encontra, uma antena de comunicações, um castelo, um moinho ou outro sinal que facilite a identificação da zona.
* Torne a comunicação com o operador o mais séria possível para que este determine que está a dar informações com o intuito de ajudar e não de gozo. Dê o seu nome, número de telefone ou dados pessoais que ache necessários.
* Se tem o intuito de ajudar, desloque-se simultaneamente e apenas com os bombeiros para evitar o risco de acidente. - Mantenha a calma!

Se estiver próximo de um incêndio
* Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o número 117 (emergência para a protecção da floresta contra incêndios) ou então para o 112.
* Se vir que não corre perigo (atenção, só e só se, não correr nenhum risco de vida), tente apagá-lo utilizando pás, enxadas ou ramos enquanto aguarda pelos bombeiros.
* Não prejudique a acção dos bombeiros. Caso a sua viatura se encontre no acesso ao local do incêndio, retire-a de imediato.
* Procure escutar informações que sejam difundidas pela rádio.
* Se notar a presença de pessoas com comportamentos estranhos, observe as características físicas, se usa óculos, barba ou bigode ou até roupas que possam facilmente conduzir à sua identificação. - Mantenha a calma!

Se o incêndio estiver nas proximidades da sua casa
* Avise os seus vizinhos. No caso de ser à noite faça o maior barulho possível para alertar quem se encontra a dormir no sentido sono profundo.
* Ligue o seu rádio a pilhas (se possível tenha pilhas de reserva) e esteja atento às informações difundidas.
* Importante, corte de imediato o gás e a electricidade.
* Se possível e sem colocar a vida em risco, molhe abundantemente as paredes e os arbustos que rodeiam a sua casa.
* Caso a autoridade local o indique (oral ou via rádio), esteja preparado para evacuar todos os membros da sua família.
* Não perca tempo a recolher objectos pessoais desnecessários, o fogo não espera que o faça.
* Solte os animais domésticos ou gado que tenha perto da sua residência, eles cuidarão da sua sobrevivência.
* Em caso de evacuação, ajude a sair de casa as crianças, idosos e deficientes. Conte quantas pessoas se encontram no grupo.
* Não volte atrás por motivos de bens materiais, faça-o apenas se der por falta de um elemento do seu grupo. Faça a busca mas nunca sozinho e separados. As autoridades só aconselham a evacuação se existir perigo para as suas vidas. - Obedeçam com calma e ordeiramente.

Se ficar preso por um incêndio
* Tente não entrar em pânico. Este factor pode levá-lo a cometer erros que lhe podem custar a vida
* Procure sair da zona do incêndio na direcção contrária à do vento.
* Identifique uma zona com água, ou com pouca vegetação, na qual se possa refugiar.
* Evite refugiar-se numa zona verde no meio de uma queimada (chamada ilha). Visto não ter ardido por possível efeito brusco da falta de oxigénio à combustão é extremamente perigoso entrar naquele espaço, pode alimentar uma corrente de ar (oxigénio) misturada com uma faúlha favorecendo de novo a ignição da matéria sobreaquecida que se encontra cheia de entidades comburentes.
* Se puder, cubra a cabeça e o resto do corpo com roupas molhadas.
* Respire o ar junto ao chão através duma roupa molhada. Assim, evita inalar fumos.
* Se não conseguir sair sozinho do local do incêndio, aguarde a chegada dos bombeiros. - Evite entrar em pânico!

Como agir depois de um incêndio
* Se a sua casa foi evacuada, regresse só quando os bombeiros ou autoridade que esteja no local lhe disserem que o pode fazer em segurança.
* Assegure-se de que a sua habitação não está em risco de ruir. Tenha cuidado com fios eléctricos expostos ou outros perigos.
* A seguir à extinção do incêndio, impeça as crianças de brincar naquele local. Lembre-se de que há o perigo de reacendimento.
* Se os bombeiros ou as autoridades competentes solicitarem a sua ajuda nas operações de rescaldo e vigilância, COLABORE!

Dois mortos em fábrica de piroctenia de Almargem (Viseu)

A fábrica de pirotecnia de Almargem, onde uma explosão provocou este sábado de manhã dois mortos, só tinha licença para compra e revenda de foguetes.
«Apenas tem licença para compra e revenda de foguetes. No que respeita ao fabrico, estavam em fase de licenciamento», explicou à agência Lusa uma fonte policial.

Os dois homens, o proprietário e um funcionário, morreram na sequência de uma explosão num paiol da fábrica.

O chefe dos bombeiros municipais, Amadeu Oliveira, garantiu à TSF que a fábrica cumpria os requisitos mínimos de segurança.

Em Setembro de 2006, o filho do dono da fábrica morreu na mesma circunstância, quando um dos cinco paióis explodiu.


Na ocasião, o empresário que faleceu este sábado responsabilizou o telemóvel que o filho havia utilizado instantes antes, uma suspeita que veio a ser confirmada então pelo presidente da Associação Portuguesa para a Promoção e Desenvolvimento da Engenharia Electrotécnica, Carlos Lemos Antunes.

sábado, 22 de maio de 2010

Pompiers de Coarraze (France)

Aqui ficam algumas fotos dos nossos amigos Bombeiros de Coarraze (França), que nos ofereceram um VUCI.



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Crise, qual crise?