Páginas

O tempo no Sátão

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Descoordenação de meios atrasa socorro

Um homem ficou ontem ferido com gravidade depois de ter caído de uma ribanceira, com 15 metros, em Tonda, no concelho de Tondela.

Os primeiros bombeiros a chegarem ao local activaram um helicóptero de resgate mas para o local foi enviado um heli de transporte, o que obrigou a que o homem fosse transportado, a pé, durante dois quilómetros até um campo de futebol, de onde foi transferido para o hospital.

O acidente ocorreu cerca das 17.12 quando "a moto niveladora, conduzida por José Santos, de 50 anos, resvalou de uma altura de 15 metros e caiu sobre um poço", contou ao DN um dos bombeiros que acorreu ao local.

O homem "ficou debaixo da máquina e tivemos que o retirar". De imediato "foi pedido um helicóptero de resgate, para ir ao local retirar o homem mas como mandaram um heli de transporte levámos a vítima, com politraumatismos graves, cerca de dois quilómetros a pé até ao campo de futebol onde pousou o helicóptero do INEM", adiantou.

Enquanto o heli de resgate, que é operado pela Protecção Civil, "dispõe de um guincho e de uma tripulação especializada em salvamentos, o heli do INEM está apenas configurado para o transporte médico das vítimas".

Com "o guincho e um recuperador o salvamento tinha sido mais rápido e seguro mas a Protecção Civil não fala com o INEM e depois complicam o que é simples", concluiu o bombeiro que pediu o anonimato.

Os dois helis operam na mesma base, em Santa Comba Dão e inicialmente "ainda foi ponderado o envio do heli de resgate, com uma equipa de salvamento em grande ângulo", disse o Comandante da Protecção Civil de Viseu. Mas segundo César Fonseca "esta hipótese foi abandonada quando saiu o heli do INEM".

A vítima, um trabalhador envolvido na construção da Ecopista do Centro, foi estabilizada no local e enviada, duas horas depois, para os Hospitais da Universidade de Coimbra. Fonte clínica disse ao DN que o homem "entrou consciente mas em situação grave devido a múltiplos traumatismos".




Fonte: DN Fotos: Beirão Online

1 comentário:

da silva stof disse...

mais uma vez os bombeiros e o inem a chocar e kem paga o homem k em minutos com o helio dos bombeiros podia estar numa unidade hospitalar teve k fazer um passeio de 2 kilometros, para ser transportado pelo helio do inem. haahha, nao tem piada mas acontece