Páginas

O tempo no Sátão

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Liga acusa Governo de não ouvir bombeiros antes de adiar a fase "Bravo"

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses lamentou hoje que o Governo não tenha ouvido os comandantes dos bombeiros antes de decidir adiar o inicio da fase "Bravo" de combate aos incêndios para 1 de Junho.

"Estas decisões devem ser tomadas atempadamente e não em cima da hora, muito menos sem consulta ou auscultação. Lamentamos que desta vez não tenhamos sido informados, algo que nunca aconteceu antes", referiu à Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira.

O início da fase Bravo de combate aos incêndios, a segunda mais crítica, foi adiada pelo Comando Nacional de Operações de Socorro de 15 de maio para 1 de junho devido às condições atmosféricas.

"O Estado não pode decidir aquilo que quer sem consultar ou ouvir opiniões. Cada vez mais com este tipo de atitudes vai-se desmobilizando o voluntariado nos bombeiros e o país não pode prescindir desta mão de obra voluntária para fazer face aos incêndios florestais sobretudo nos períodos que eles representem maior risco", sustentou.

A fase Bravo antecede a fase Charlie, a de maior risco de incêndios, que decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro.


Fonte: Lusa

Sem comentários: