Páginas

O tempo no Sátão

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ruas Pondera o Fim da INEM nos Municipais de Viseu

O autarca viseense, no final da reunião do executivo municipal, justificou esta posição.

“Primeiro, porque o INEM nem sempre responde às nossas cartas e tem usado o orçamento municipal para se financiar”, justificou, acrescentando que “em tempos de crise, e numa situação em que se reclamam mais elementos, não tem lógica ter efectivos dispensados a outro serviço”.

Segundo o autarca, estes homens são necessários “nas funções para que foram recrutados e não para fazer um serviço que é da responsabilidade do instituto nacional, que tem de se prover de meios para desempenhar as suas funções”.

“Há, na nossa perspectiva, outras entidades que podem ter o INEM, se calhar até mais vocacionadas que a Câmara, como por exemplo a Cruz Vermelha ou os Bombeiros Voluntários”, referiu Fernando Ruas.

De acordo com o Diário de Viseu, o autarca explicou ainda a razão pela qual, nos Bombeiros Municipais, foram criados cinco turnos, rejeitando as críticas do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) que teme que a criação de mais um turno restrinja as prestações de socorro.

Ruas frisou que a gravidade da decisão não está no aumento de turnos, já que o sindicato defende as 35 horas laborais sem prestação de serviço extraordinário, mas por acontecer sem se registar um aumento de efectivos.

Fernando Ruas esclareceu que a criação de mais um turno tem como objectivo “acabar com as horas extraordinárias”.

“Os nossos bombeiros já têm um subsídio de turno de 22 por cento do ordenado e a autarquia tem a obrigação de minimizar o impacto das horas extraordinárias”, defendeu.

O autarca considerou que “o bombeiro municipal, relativamente aos outros funcionários da Câmara, é relativamente bem pago.

Um bombeiro municipal em início de carreira é equiparado a um engenheiro”.

Quanto à falta de efectivos, sustentou que “quem não tem cão, caça com gato”, defendendo que a solução “não passa por gente e mais gente.

Isso até vai contra as orientações que o Governo e a Assembleia da República dão”.

Segundo o Diário de Viseu, Ruas referiu que, para além dos Bombeiros Municipais, que estão sob a administração directa da autarquia, o concelho de Viseu tem ainda ao dispor o serviço dos Voluntários.

“Se não contássemos com os Voluntários, não havia razão para a autarquia se envolver com este corpo de bombeiros… E nós atribuímos subsídios, arranjámos um terreno (para o novo quartel) e pagamos o complemento do quartel para nos prestarem serviço”, evidenciou.

Sem comentários: