Páginas

O tempo no Sátão

terça-feira, 6 de julho de 2010

Meteorologia: Risco máximo de incêndio em Portugal Continental


O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio vários concelhos em dez distritos de norte a sul de Portugal Continental.

Sob este nível de aviso estão concelhos nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro.

No mapa disponível no "site" do IM, os concelhos na fronteira entre os distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre, os mais a norte no distrito de Vila Real e os concelhos interiores de Castelo Branco, Guarda e Bragança são os que apresentam o nível de risco mais elevado.

O mesmo acontece com os concelhos centrais dos distritos de Braga e do Porto e com os concelhos de Monchique e de S. Brás de Alportel, no distrito de Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo” e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Devido às temperaturas elevadas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) acionou, no domingo, o alerta amarelo de incêndio florestal em todos os distritos do continente, que se mantém pelo menos atè às 20:00 de hoje.
A Protecção Civil apela à tomada de medidas de precaução e lembra que nas áreas florestais é proibido fumar ou fazer lume, acender queimadas ou fogueiras, queimar matos ou sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou outro tipo de foguetes e usar equipamentos que não tenham dispositivos de retenção de faúlhas.

O alerta amarelo é o segundo grau de uma escala de cinco e visa, por um lado, alertar a população para tomar precauções e, por outro, colocar em estado de maior prontidão o dispositivo das organizações de socorro, nomeadamente os Bombeiros e a Protecção Civil, aos níveis nacional, distrital e local.

Segundo informação disponibilizada no "site" da ANPC, na segunda feira, registaram-se 166 incêndios florestais, sem indicação de área ou ardida ou tipo de vegetação afetada, que foram combatidos por 2226 bombeiros, apoiados por 558 veículos.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, a 01 de Julho e deverá terminá-la a 31 de Setembro.

Para hoje, o IM prevê a continuação do tempo quente, com o IM a prever céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado nas regiões centro e sul, com condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas a partir da tarde.
As temperaturas deverão atingir os 39 graus Celsius em Évora, 38º em Castelo Branco e Beja, 37º em Lisboa, 33º em Faro, 32º no Porto e 24º no Funchal e em Ponta Delgada, segundo o IM.

Sem comentários: