Páginas

O tempo no Sátão

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alerta amarelo para incêndios florestais

A Autoridade Nacional de Protecção Civil vai acionar o alerta amarelo para incêndios florestais em todos os distritos do continente entre as 08h00 de domingo e as 20h00 de terça-feira, devido à previsão de subida da temperatura.
Segundo um comunicado da Protecção Civil, o Instituto de Meteorologia admite a possibilidade de, durante este período, se registar temperaturas elevadas, acima dos 35 graus centígrados.
A Protecção Civil apela, por isso, à tomada de medidas de precaução e lembra que nas áreas florestais é proibido fumar ou fazer lume, acender queimadas ou fogueiras, queimar matos ou sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou outro tipo de foguetes e usar equipamentos que não tenham dispositivos de retenção de faúlhas.
Por outro lado, aconselha a Autoridade Nacional, os cidadãos - em particular idosos, crianças, sem abrigo e pessoas com doenças cardio-respiratórias - devem ingerir água com regularidade e evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00.
O alerta amarelo é o segundo grau de uma escala de cinco e visa, por um lado, alertar a população para tomar precauções e, por outro, colocar em estado de maior prontidão o dispositivo das organizações de socorro, nomeadamente os Bombeiros e a Protecção Civil, aos níveis nacional, distrital e local.
Já hoje, o Instituto de Meteorologia colocou em aviso de risco muito elevado de incêndio 41 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Beja e Faro, estando ainda São Brás de Alportel (Faro) em risco máximo. O risco de incêndio engloba cinco níveis, que variam entre reduzido e máximo.
De acordo com o site da Protecção Civil, ocorreram na sexta-feira 63 incêndios florestais.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, a 1 de Julho e deverá terminá-la a 31 de Setembro.

Sem comentários: