Páginas

O tempo no Sátão

terça-feira, 9 de novembro de 2010

INEM atribui ambulância de socorro aos Bombeiros Voluntários de Viseu

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu assinaram um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica. A partir do próximo dia 1 de Dezembro, este corpo de bombeiros passa a assumir um papel activo na emergência médica, operacionalizando assim uma ambulância de socorro do INEM que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho.

Para constituição do Posto de Emergência Médica nos Bombeiros Voluntários de Viseu, o INEM compromete-se a ceder uma ambulância e respectivo equipamento, procedendo ao pagamento de um prémio de saída por cada serviço prestado, bem como à atribuição de um subsídio trimestral fixo. Por sua vez, os Bombeiros Voluntários de Viseu asseguram a operacionalidade do meio e respectiva tripulação para cumprimento das missões de emergência médica determinadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

Actualmente o INEM tem 225 ambulâncias de emergência sedeadas em corpos de bombeiros, num total de 288 em todo o país. O distrito de Viseu, que conta já com nove Posto de Emergência Médica, verá assim reforçada a resposta pré-hospitalar à população.

As ambulâncias do INEM sedeadas nos corpos de Bombeiros do distrito de Viseu estão localizadas em Vouzela, Tondela, Santa Comba Dão, Mangualde, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira e, a partir de 1 de Dezembro, Viseu.

As ambulâncias de emergência são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde e cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida.

Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram presentes o Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Viseu, Paulo Correia, o Vogal do Conselho Directivo do INEM, José Pedro Lopes e o Governador Civil do distrito de Viseu, Miguel Ginestal.

Sem comentários: