Páginas

O tempo no Sátão

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Heli do INEM aterra no Estádio da Premoreira (Sátão)

O helicóptero do INEM aterrou hoje no estádio da Premoreira em Sátão, devido a uma transferência urgente do Centro de Saúde de Sátão.
Um ataque cardíaco e indisponibilidade da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) obrigou a uma transferência de Helicóptero para o Hospital de São Teotónio em Viseu.
Aqui ficam algumas imagens do momento em que a vitima é transferida da ambulância dos Bombeiros de Sátão para o Heli do INEM. 



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

4º Feira do Míscaro de Sátão

domingo, 14 de novembro de 2010

Passagem de testemunho

Apurado o resultado eleitoral, a nova direcção iniciou funções. Fica aqui registado o momento da passagem de testemunho da mão do Carlos Santos para o António Sérgio.
Entrega simbólica da chave do gabinete da SD pelo presidente cessante ao novo presidente

sábado, 13 de novembro de 2010

Nova direcção da secção desportiva

Como havia sido anunciado, decorreram durante a tarde de hoje as eleições para a direcção da secção desportiva.
Não houve grande afluência ás urnas, provavelmente motivada pelo facto de apenas uma lista se ter candidatado (abstenção de 72,5%). Assim, a lista A foi a escolhida para liderar a SD com 94% de votos a favor e registaram-se 6% de votos brancos/nulos.
Os novos elementos são:

Presidente: António Sérgio
Vice-Presidente: Ivo Loureiro
Secretário: Helena Martins
Tesoureiro: Diana Almeida
Vogais: Gonçalo Aleixo, Rui Silva e Michael Soder.
O novo presidente no momento do voto

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GNR Vs B.V. Sátão (2ª mão)

B.V.Sátão Vs GNR (1ªmão)
A convite da Guarda Nacional Republicana, em resposta ao jogo efectuado a 8 de Maio, vai esta Associação participar num jogo de futebol de 11 amigável, que irá decorrer dia 27/11/2010 no Estádio Municipal da Premoreira em Sátão pelas 10h00m da manhã.


No final haverá almoço convívio.

Eleições para a Secção Desportiva dos Bombeiros de Sátão

Realizam-se amanhã, entre as 14 horas e as 19 horas, as eleições para a Secção Desportiva dos Bombeiros de Sátão.
A estas eleições concorre apenas uma lista liderada pelo Bombeiro António Sérgio.

Mau tempo - Viseu em alerta laranja durante o fim-de-semana

Viseu é um dos 11 distritos que este fim-de-semana estarão em alerta laranja devido ao mau tempo. O Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência de vento forte, com rajadas que poderão atingir os 110 Km/h.

O alerta laranja, que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado, estará activo a partir das 06:00 de sábado e até às 12:00 de domingo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Seis crianças e dois adultos feridos em acidente ocorrido em Tondela

Dois feridos graves e seis ligeiros é o balanço de um acidente ocorrido esta quarta-feira à tarde no Caselho, concelho de Tondela, que envolveu um táxi que transportava crianças, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Rui Coimbra, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Tondela, explicou que se tratou de uma colisão "entre um ligeiro de passageiros e um táxi de nove lugares que transportava crianças", ocorrida na estrada que liga o Caramulo ao Caselho.

As crianças, com idades entre os 10 e os 13 anos, regressavam a casa depois das aulas na escola básica 2/3 do Caramulo. Segundo Rui Coimbra, ficaram feridos dois adultos, ocupantes do ligeiro de passageiros, e seis crianças.

"Das seis crianças, cinco deram entrada no hospital de Tondela aparentemente com ferimentos ligeiros e uma foi transportada directamente para o hospital de Viseu, porque inspiraria mais cuidados", contou.

No que respeita aos dois adultos, um, de 72 anos, foi transportado para Tondela e o outro, de cerca de 35 anos, para Viseu.

O acidente ocorreu cerca das 15:40. Ao local deslocaram-se duas viaturas dos bombeiros de Vale de Besteiros, três de Tondela e uma de Vouzela.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TT Bombeiros Cabanas de Viriato

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Autarquia de Sátão entrega 2 viaturas ao centro de saúde e pede mais médicos para o concelho

INEM atribui ambulância de socorro aos Bombeiros Voluntários de Viseu

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu assinaram um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica. A partir do próximo dia 1 de Dezembro, este corpo de bombeiros passa a assumir um papel activo na emergência médica, operacionalizando assim uma ambulância de socorro do INEM que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho.

Para constituição do Posto de Emergência Médica nos Bombeiros Voluntários de Viseu, o INEM compromete-se a ceder uma ambulância e respectivo equipamento, procedendo ao pagamento de um prémio de saída por cada serviço prestado, bem como à atribuição de um subsídio trimestral fixo. Por sua vez, os Bombeiros Voluntários de Viseu asseguram a operacionalidade do meio e respectiva tripulação para cumprimento das missões de emergência médica determinadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

Actualmente o INEM tem 225 ambulâncias de emergência sedeadas em corpos de bombeiros, num total de 288 em todo o país. O distrito de Viseu, que conta já com nove Posto de Emergência Médica, verá assim reforçada a resposta pré-hospitalar à população.

As ambulâncias do INEM sedeadas nos corpos de Bombeiros do distrito de Viseu estão localizadas em Vouzela, Tondela, Santa Comba Dão, Mangualde, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira e, a partir de 1 de Dezembro, Viseu.

As ambulâncias de emergência são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde e cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida.

Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram presentes o Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Viseu, Paulo Correia, o Vogal do Conselho Directivo do INEM, José Pedro Lopes e o Governador Civil do distrito de Viseu, Miguel Ginestal.

Octogenária morre em incêndio habitacional em Penalva do Castelo

Uma idosa de 88 anos morreu esta madrugada na sequência de um incêndio que deflagrou na sua casa localizada na Quinta da Ponte em Penalva do Castelo.

O incêndio deflagrou pouco passava das 05:30 da madrugada, ao que tudo indica num aquecedor, tendo as chamas consumido por completo a habitação onde a idosa dormia.

Depois de acordarem em sobressalto ao ouvirem o rebentamento de uma bilha de gás, os vizinhos ainda tentaram socorrer a octogenária mas não puderam fazer nada.

No local estiveram 14 bombeiros, apoiados por seis viaturas.

A Polícia Judiciária esteve já no local estando a investigar o caso.

domingo, 7 de novembro de 2010

Gil Martins Suspeito do Desvio de Verbas que Deveriam Ser Para o DECIF

O comandante operacional do Comando Nacional de Operações de Socorro, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), está a ser investigado pelo alegado desvio de 100 mil euros entre os anos de 2007 e 2008. Gil Martins foi, primeiro, alvo de um inquérito interno na ANPC, que levou a um processo disciplinar na Inspecção-Geral da Administração Interna, desde Maio.

O objectivo é apurar internamente responsabilidades no alegado desvio de dinheiro, mas, tratando-se de crime público, o DIAP de Lisboa deverá avançar para uma investigação. Gil Martins adiantou apenas, ao ‘Expresso’, que ainda não foi ouvido. Tudo se passou durante os meses de Verão, altura em que é empenhado maior número de meios humanos e materiais devido aos fogos florestais. Nesse período, as escalas e os mapas mensais de pessoal apresentavam os nomes de mais elementos do que aqueles que, na prática, se apresentavam ao serviço.

Apesar do excesso de nomes nos documentos, que acabavam por não trabalhar na sala do Comando Nacional da Protecção Civil, estes acabavam por ser entregues no departamento financeiro da Protecção Civil. O valor pago relativamente aos operacionais excedentários não era entregue directamente ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndio Florestais, mas sim a uma associação de bombeiros em Barcarena, através de protocolo. Gil Martins receberia outra parte.

MOTORISTA RECEBIA DINHEIRO

Segundo a investigação interna, a verba que era paga a mais pela contabilidade passava, em parte, devido a um protocolo, pela Associação Humanitária de Bombeiros Progresso Barcarense. A outra parte ia parar à conta de um motorista do Comando Nacional, que levantaria a verba e a entregaria a Gil Martins.

Na associação de bombeiros, o dinheiro era movimentado e justificado com facturas atribuídas, ao que tudo indica, a bens de consumo pessoal: refeições, estadas em hotéis, telemóveis, computadores, televisores LCD, pneus para carros e até consolas de videojogos. Esta investigação interna terá começado depois de ter sido detectado um esquema idêntico na área de Évora.
Fonte: Correio da Manhã

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Protótipos na ANPC: Apresentados veículos “QREN”




Foram apresentados na passada sexta-feira, na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), os protótipos dos veículos que irão ser adquiridos no âmbito do QREN. Serão dos quatro tipos que o jornal “Bombeiros de Portugal” apresenta em primeira mão os 95 veículos a ser financiados pelo QREN e entregues aos corpos de bombeiros. A distribuição deverá começar ainda este mês.
Jornal Bombeiros de Portugal

Cabos provocam incêndio em Carregal do Sal

O rebentamento e queda de cabos de baixa/média tensão provocou ontem, às 19h00, um incêndio, assustando alguns habitantes de Papízios, Carregal do Sal, informaram os bombeiros. As chamas foram rapidamente apagadas e não provocaram vítimas.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Protecção Civil e Bombeiros: desafios para o futuro


No próximo dia 11 de Novembro de 2010 a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais ANBP vai realizar o Seminário intitulado "Protecção Civil e Bombeiros: Desafios para o Futuro".
Para este Seminário estão já confirmadas as participações da Universidade da Madeira ( o Prof. Doutor Domingos Rodrigues – tema a confirmar); do Comando Regional da PSP Madeira (2º Comandante, o Senhor Comissário Roberto Fernandes) com o tema “A Polícia como agente da Protecção Civil – aluvião de 20 de Fevereiro; do SRPC Madeira (nome e tema a confirmar).

Está ainda pro confirmar a participação da Câmara Municipal do Funchal e da QUERCUS.

As intervenções terão uma duração média de 25 minutos. Após a realização de todas as intervenções será conduzido um debate (dúvidas, questões, comentários, partilha de experiências – enfim, troca de ideias).

95º Aniversário dos Bombeiros Santa Comba Dão


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

S. João da Pesqueira: Autarquia exige "reposição de legalidade" no centro de saúde


A Câmara de S. João da Pesqueira exigiu hoje a "reposição da legalidade" no centro de saúde local, onde o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) encerrou, apesar da interposição de uma providência cautelar para o impedir.
Em comunicado dirigido aos munícipes, o presidente da autarquia, José Fontão Tulha (PSD), conta ter recebido terça feira da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte a informação de que, a partir desse dia, o centro de saúde "passaria a funcionar durante os dias de semana das 08:00 às 24:00 e aos fins de semana e feriados das 09:00 às 21:00".
O ofício, apesar de datado de 22 de outubro, foi enviado, via fax, apenas no dia 26, "pelas 18:12", lamenta.
Fontão Tulha recorda que "está a decorrer uma providência cautelar interposta pelo executivo" para evitar o encerramento (que tinha sido anunciado para 15 de outubro), aceite pelo juiz, "mas que agora foi ultrapassado pela entidade requerida".
Critica que terça feira tenha sido colocada no centro de saúde "uma ambulância normalíssima do INEM, com dois técnicos, como solução para o encerramento do SAP", quando "ambulâncias melhores do que aquela e técnicos com a mesma competência" já existem nas corporações de bombeiros do concelho.
"E os atos médicos são praticados por quem?", questiona, anunciando que, após a receção do fax da ARS Norte, o executivo deu indicações ao seu advogado para, "no seguimento do processo de providência cautelar, diligenciar pela reposição da legalidade, deduzindo os mecanismos legais ao dispor".
Nesse âmbito, hoje foi "deduzido contra a ARS Norte um incidente de declaração de ineficácia dos atos de execução indevida", anuncia.
A Lusa tentou, sem êxito, contactar Fontão Tulha que, no comunicado, reitera a "inesgotável motivação" do executivo para manter aberto o SAP.
Segundo a ARS do Norte, no centro de saúde estão inscritos 8.673 utentes, com uma média de 1.720 utentes por médico de família e 1.795 utentes que não o têm.
No período das 24:00 às 08:00 acorriam ao SAP, em média, "1,7 utentes", obrigando à presença de "um médico, um enfermeiro, um assistente operacional e um segurança, cujos custos são em geral assegurados em horas extras", explica em comunicado.
Os quatro médicos de família "possuem 50 ou mais anos e, como tal, têm a possibilidade de solicitar a dispensa de serviço de urgência noturno", o que já acontece com um deles, refere.
A ARS explica que foi "neste contexto, e por falta de recursos humanos disponíveis", que no mês de julho não existiu SAP em seis períodos diurnos, no de agosto em oito e no setembro em dez.
Com o objetivo de conseguir "uma melhor qualidade nos cuidados a prestar e uma maior racionalidade na distribuição dos recursos humanos e materiais, de forma a possibilitar uma maior disponibilidade de consultas em ambiente de Medicina Geral e Familiar", foi decidido encerrar o SAP.
Assim, os "casos urgentes ou emergentes" que surjam serão assistidos em Lamego, Vila Real ou Moimenta da Beira, acrescenta.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fogo destruiu 2 camiões em Viseu

domingo, 31 de outubro de 2010

Quem não se lembra?

sábado, 30 de outubro de 2010

Estatuto dos bombeiros "tem que reconhecer penosidade da missão"


O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou hoje que a revisão dos estatutos dos bombeiros "tem que passar a reconhecer a penosidade da missão e o seu esforço e dedicação".

Segundo Rui Pereira - que falava no encerramento do 5º Fórum Nacional de Bombeiros Honorários, que se realizou hoje em Santarém -, o serviço prestado pelos bombeiros portuguesas "é uma riqueza inestimável, embora tenha sido tantas vezes esquecido de forma injusta".

O ministro disse ainda que está a ser negociado um novo modelo de financiamento para os bombeiros voluntários e que o Governo "continua empenhado" em defender esta classe "tão importante quanto as restantes forças de segurança e protecção civil".

Rui Pereira respondeu assim ao discurso feito minutos antes pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Duarte Caldeira, que lançou um apelo ao governante para rever o actual modelo de financiamento.

Duarte Caldeira disse também que "é preciso quantificar a importância social dos bombeiros voluntários e perceber qual o retorno das verbas investidas pelo Estado nesta área". "Temos que demonstrar que o país investe e não gasta com os seus bombeiros", frisou o presidente da LBP.

"Não há socorro em Portugal sem bombeiros e sem esta sua componente de associativismo e de voluntariado", acrescentou ainda Duarte Caldeira.

O Fórum Nacional de Bombeiros Honorários juntou hoje em Santarém mais de 1300 bombeiros de todo o país, na 5ª edição desta iniciativa que é organizada pela LBP e pela Reviver Mais - Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, uma instituição que dá apoio a bombeiros retirados.

Publico

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Santinho Pacheco - Legislação das queimadas «deve ser repensada»


O governador civil do Distrito da Guarda, Santinho Pacheco, defendeu esta sexta-feira (29 OUT) que a legislação que regula a realização de queimadas agrícolas «deve ser repensada».

Para o Governador Civil da Guarda é necessário que as queimadas sejam feitas de forma “controlada e vigiada”, de modo a evitar que se transformem em grandes incêndios. Nos últimos dias as queimadas terão estado na origem de vários incêndios florestais ocorridos na região. O governador civil admitiu isso mesmo, mas acredita que o incêndio que lavrou na zona de Gouveia desde ontem (5ªf) até esta manhã terá tido «outro princípio».
O fogo surgiu «numa zona desértica, do ponto de vista humano, onde não há terrenos agrícolas», logo, «quem deita ali o fogo é por malvadez, é por mão criminosa», referiu.
Apesar da legislação que obriga ao pedido de autorização junto das câmaras municipais para a realização de queimadas, Santinho Pacheco sublinha que «as coisas não funcionam» e é necessário encontrar formas de «agilizar» o processo. O Governador considera ser necessário encontrar «fórmulas de ir ao encontro das necessidades das pessoas», que muitas vezes moram em locais isolados e não têm consciência dos riscos que podem resultar dos seus actos.
Este é um assunto que vai ser discutido na próxima terçafeira (2Nov), numa reunião que irá decorrer na Guarda, entre o secretário de Estado da Protecção Civil, os presidentes das Câmaras e os comandantes dos bombeiros do distrito, entre outras entidades.
Fonte: DaoTv

Bombeiros de Vouzela em guerra com INEM


Os Bombeiros Voluntários de Vouzela acusam o INEM de estar a deitar dinheiro fora, ao manter estacionada no centro de saúde uma ambulância que concorre directamente com a que há 20 anos está sediada no seu quartel.

A denúncia pública da situação, feita pelo comando do corpo de bombeiros, decorre da alegada falta de resposta da instituição de emergência médica aos sucessivos alertas que lhe têm sido dirigidos.

"O que está a acontecer neste concelho, basicamente, é que o INEM está a concorrer consigo próprio, ao manter duas ambulâncias que duplicam despesas e recursos sem justificação plausível", acusa o comandante Joaquim Tavares.

Na origem do impasse, que está a gerar mal estar na colectividade, está a instalação, há cerca de dois anos, de uma segunda ambulância do INEM no centro de saúde local. Uma decisão que teve por objectivo colmatar o encerramento do Serviço Atendimento Permanente (SAP) no concelho em Dezembro de 2008.

"Foi uma decisão meramente política", afirma o comandante, para quem o número de saídas média mensal do INEM (15 por mês) não justifica o funcionamento simultâneo de duas ambulâncias.
"Se estivéssemos a falar de um veículo medicalizado, ainda se aceitava. Mas trata-se de dois caros com as mesmas funcionalidades", acrescenta o mesmo responsável.

As críticas dos bombeiros tornam-se mais contundentes, face à alegada falta de diálogo da direcção nacional do INEM.
"Mandámos vários ofícios à anterior direcção do INEM, a alertar para os problemas, e continuamos à espera de resposta", acusa o 2º comandante Paulo Teixeira.

A corporação fala em "enxovalho e humilhação" aos bombeiros que operam a ambulância do INEM existente no quartel.
"Nós temos de manter as equipas afectas ao serviço com todos os custos que tal comporta. Mas há mais. Recentemente, a ambulância que assegura no centro e saúde o serviço nocturno, passou a trabalhar de dia em Viseu. São duas viagens, mais de 70 quilómetros, que alguém tem de pagar. Isto é má gestão", critica o comando em uníssono.

"Burocracia em excesso" na determinação do socorro (bombeiros ou INEM), está ainda a provocar, segundo a corporação, custos para a colectividade calculados em mais de 10 mil euros apenas este ano.

Nem sequer a existência de um disfibrilhador na ambulância estacionada no centro de saúde é considerada válida. "Nós temos dois. Um está ao serviço do INEM".

Contactada pelo JN, a direcção nacional do INEM, através do responsável pelo gabinete de informação, recusou qualquer tipo de polémica com os bombeiros de Vouzela.

"Em emergência não há concorrência desleal com nenhum dos nossos parceiros. Trabalhamos todos para salvar vidas", afirma Pedro Santos. O responsável lembra que a localização de uma ambulância do serviço no centro de saúde, "foi uma exigência local" aquando do encerramento do SAP. Garante, ainda, "total disponibilidade" da instituição para dialogar com a corporação.

Jn

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Proteção Civil decreta "alerta amarelo" para o Distrito de Viseu para sexta feira e sábado


O "alerta amarelo" - o terceiro grau numa escala de quatro - é para vigorar entre as 06:00 de sexta feira e as 20:00 de sábado.

Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), o estado do tempo para sexta feira e sábado irá "alterar-se devido à passagem de duas frentes sobre o território continental, sendo expectável a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada, principalmente entre a madrugada de sexta feira e o final do dia de sábado".

Bombeiros Voluntários de Tondela têm uma nova ambulância para transporte de doentes


Não obstante as dificuldades por que tem passado a prestimosa corporação dos Bombeiros Voluntários de Tondela, no concernente à liquidez da sua tesouraria para fazer face ao desequilíbrio de contas de gestão, que transitaram de outras gerências, a Direcção desta instituição da Cidade e do Concelho, conseguiu negociar a aquisição de uma nova ambulância, com a finalidade de renovar a sua frota de viaturas de apoio à saúde.

Trata-se de uma ABTDM (Ambulância de Transporte Multiusos), marca Mercedes, de matrícula 11-JV-64, de 9 lugares, destinada ao transporte de doentes que, normalmente, necessitam de consultas, de exames ou de tratamentos, nos vários hospitais da região, nomeadamente de Viseu, Tondela e Coimbra, entre outros.

A nova viatura adquirida e equipada na empresa “Emergência 2000”, de Sintra, custou cerca de 45.000 euros, ou seja, 9.000 contos, na moeda antiga.

Neste transe, os Bombeiros Voluntários de Tondela, carecem de ajudas financeiras para aligeirar as despesas com ABTDM e aqui terão uma palavra a dizer, as pessoas que podem dar alguma contribuição e as empresas do Concelho, pois a corporação vive dos apoios camarários, da cotização dos associados e da benemerência dos amigos.

Se os bombeiros são solidários com quem precisa, também eles aguardam a solidariedade de quem pode ajudar.

Esta nova viatura chegou ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Tondela, pelas 18,20 horas, desta última Quinta-Feira, dia 29 de Outubro, onde era aguardada por vários directores e Soldados da Paz.

O Jornal “O Beirão Online” esteve lá e fez vários “retratos” desta tão útil como magnífica ambulância para transporte de doentes e, com ela, ficaram ainda mais valorizados, os serviços inestimáveis daqueles valentes e intrépidos bombeiros, que dão tudo em troca de nada, pois vida por vida é o seu lema.

Pesado de Mercadorias incendeia-se na A25 em Mangualde


Um pesado de mercadorias incendiou-se ao início da tarde desta quarta-feira (27 de Outubro) na A25 junto à ponte de Fagilde.

O veículo, que circulava no sentido Mangualde – Viseu, transportava papel. O trânsito esteve condicionado durante algum tempo. As causas do incidente estão ainda por apurar.

No local estiveram 10 homens dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, apoiados por 4 viaturas, e a Brigada de Trânsito (BT) da GNR que regularizou o tráfego durante o seu condicionamento. Os responsáveis da empresa transportadora deslocaram-se também ao local para efectuar a remoção do salvado.

DãoTv

Depois dos incêndios, Ministério da Agricultura vai ajudar com alimentação animal


Na sequência dos incêndios ocorridos durante o Verão, nomeadamente no distrito de Viseu, foi adoptado pelo Ministerio da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas um Despacho que estabeleceu medidas tendentes a fazer face aos prejuízos provocados pelos referidos incêndios. Uma das medidas consistiu na concessão de uma ajuda específica de emergência para compensar as necessidades de alimentação animal nas áreas de pastoreio ardidas. Assim na região do Dão, os criadores de gado das freguesias de Parada de Gonta no concelho de Tondela e de Vila Chã de Sá no concelho de Viseu, poderão apresentar candidaturas à ajuda de emergência à alimentação animal.

Contudo, tendo em conta que o período crítico da época de incêndios terminou a 15 de Outubro, a Administração Central decidiu acrescentar às freguesias referidas no despacho de Agosto, todas as outras entretanto afectadas e que devem igualmente beneficiar da dita ajuda compensatória.
As candidaturas devem ser apresentadas nas respectivas direcções regionais de Agricultura e Pescas, até 8 de Novembro, acompanhadas da documentação e de acordo com formulário e normativos procedimentais a aprovar pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.


Freguesias que vão ter ajudas com alimentação animal

Alhões, Bustelo, Ferreiro de Tendais, Gralheira, Nespereira, Oliveira do Douro, Ramires, Tendais, São Cristóvão de Nogueira e Santiago de Piães, no Concelho de Cinfães; Santa Leocádia no Concelho de Tabuaço; Parada de Gonta no Concelho de Tondela e Vila Chã de Sá no Concelho de Viseu.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Município de Sátão oferece duas viaturas ao centro de saúde local

«Em prol de um melhor serviço de saúde para os satenses», na próxima Sexta-Feira, dia 29 de Outubro, às 11h00, a Câmara Municipal de Sátão vai proceder à cerimónia de entrega de duas viaturas ao Centro de Saúde de Sátão.

As viaturas, um Cintroen C3 e um Renault Kangoo, ambas a diesel, no valor total de 34.876€ são oferecidas pelo Município de Sátão para que o Centro de Saúde possa prestar um melhor serviço de enfermagem e de consultas de medicina ao domicílio, à população do Concelho.

A cerimónia vai decorrer no Centro de Saúde de Sátão.

Incêndio desaloja casal com dois filhos menores em Vouzela


Um casal e os dois filhos menores ficaram hoje à tarde desalojados na sequência de um incêndio na casa onde viviam em Carvalhal do Estanho, concelho de Vouzela, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.
O segundo comandante dos bombeiros voluntários de Vouzela, Paulo Teixeira, contou que o incêndio terá ficado a dever-se ao "sobreaquecimento da saída de fumo de uma salamandra que estava no corredor" e que incendiou o piso superior.
"Tratava-se de uma construção antiga, feita sobretudo à base de madeira", acrescentou.
Segundo Paulo Teixeira, os desalojados são "um casal de poucas posses" e os filhos, de sete e oito anos.
O incêndio ocorreu cerca das 18:00 e uma hora e meia depois o presidente da Junta de Freguesia de Queirã e o vereador responsável pela Protecção Civil encontravam-se no local a tentar encontrar uma solução para realojar a família.
No local encontram-se 13 bombeiros e quatro viaturas.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

E o impossivel aconteceu!! Casados empatam 7-6 com os solteiros.

Foi no estádio da Premoreira que se realizou tão esperado encontro.
Um desafio que tinha 'aquecido' durante a semana com as habituais picardias e provocações de parte a parte.
Com um relvado em excelente estado e meteorologia a condizer estavam reunidas todas as condições para a prática desportiva.
Começaram melhor os solteiros que com um início arrebatador rapidamente se colocaram em vantagem e alcançaram uns confortáveis 2-0, os casados rapidamente e como se esperava, rapidamente deram a cambalhota no marcador, ficando o resultado favorável aos casados em 6-4 no final do tempo regulamentar. O Sr. arbitro sabendo das duas lesões psicológicas por parte dos solteiros, concedeu 15 minutos de descontos, minutos esses fatais para os casados, pois acabaram por "empatar" 7-6.
Notas do jogo:
Daniel Pina casou-se de propósito para ganhar um jogo e "empatou".
Hélder Pacheco contra todas as probabilidades marcou dois golos.
Mickael Silva realizou seis defesas extraordinárias evitando a esperada goleada dos casados aos solteiros.
Os dois jogadores lesionados dos solteiros já estão restabelecidos.
Tozé Sérgio confirmou os dotes de goleador.LOL
E muito mais haveria para contar. Por isso ficam abertos os comentários a esta noticia.

TODAS AS FOTOS AQUI

sábado, 23 de outubro de 2010

Ultima chamada 33º aniversário

Dispositivo de combate a incêndios vai manter-se no próximo ano, diz Rui Pereira


O ministro da Administração Interna disse hoje que o atual dispositivo de combate a incêndios florestais vai manter-se no próximo ano, podendo vir a sofrer ajustes ao nível da colocação de meios e nos períodos de maior necessidade.

“O dispositivo que este ano existiu vai ser mantido, vamos optimizá-lo na medida do possível. Optimizá-lo significa ver quais são os períodos de maior necessidade e onde deve ser colocado”, disse aos jornalista Rui Pereira.

O ministro participou hoje, na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras, numa reunião onde foi feita uma avaliação do dispositivo especial de combate a incêndios florestais, que contou também com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, e representantes das entidades com assento no Centro de Coordenação Operacional Nacional.

Rui Pereira garantiu, também, que o dispositivo “em termos gerais é adequado”, apesar de nenhum país ser “autossuficiente”.

Quando “há necessidades excecionais”, Portugal pode usufruir dos meios disponíveis no âmbito da cooperação internacional, designadamente ao nível da União Europeia, adiantou, referindo que no verão deste ano atuaram em Portugal seis meios aéreos espanhóis.

Durante a fase mais critica de combate a incêndios, entre 01 de julho e 30 de setembro, estiveram operacionais perto de 10 mil elementos, 2177 veículos e 56 meios aéreos, além dos 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

O último relatório da Autoridade Florestal Nacional (AFN) refere que os incêndios florestais consumiram até 15 de outubro quase 129 mil hectares, mais 54,5 por cento do que em igual período do ano passado.

Os 128 842 hectares registados este ano estão longe dos 425 657 e 337 766 verificados em 2003 e 2005, respetivamente, apesar da área ardida ser a maior dos últimos quatro anos.

Rui Pereira justificou estes números com “os níveis de humidade muito baixos e as condições climatéricas muito adversas” registadas no verão, além da “muito matéria combustível resultante de um nível de incêndios muito baixo nos três anos anteriores”.

O ministro elogiou a resposta do dispositivo, que foi “muito pronta e competente”.

Segundo o governante, em dias consecutivos registou-se mais de 400 fogos por dia, em alguns casos chegaram a ultrapassar os 500, e “a capacidade de resposta foi muito grande”, tendo a esmagadora maioria dos incêndios sido dominada durante o dia.

“Queremos aprender com o que se passou para melhorar sempre, afirmou, acrescentando que vai ainda ser feita “uma análise mais fina ao nível distrital e concelhio”.

Rui Pereira referiu, igualmente, que na reunião de hoje foi abordada a importância da prevenção, que poderá ser feita com o posicionamento de elementos das forças de segurança e do dispositivo no terreno.

O ministro disse ainda que foram detidos mais de 40 presumíveis incendiários este ano.

No final da reunião, foi atribuída a medalha de mérito de proteção e socorro a 18 bombeiros que, no ano passado, cumpriram mais horas de serviço operacional no respetivo distrito.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Novo hospital em Viseu vai custar 40 milhões de euros

Um novo hospital vai nascer em Viseu, junto ao Palácio do Gelo Shopping. Trata-se de um investimento feito em parceria pela Visabeira e a HPP Saúde que vão gastar 40 milhões de euros, com cada um dos parceiros a investir 50% do capital.

Paulo Varela, presidente da Visabeira disse ao Diário Económico que “esta parceria entre a HPP Saúde e o grupo Visabeira tem por objectivo colmatar algumas lacunas na área de cuidados de saúde na região de Viseu”.

Por seu lado, José Miguel Boquinhas, administrador da HPP Saúde, considera que o novo hospital irá proporcionar “uma oferta integrada em cuidados de saúde”.

De acordo com os investidores, as obras arrancarão em breve, estando previsto para Janeiro de 2012 a conclusão do projecto e a abertura do novo hospital.

As áreas materno-infantil, cardiovascular, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia são as áreas para as quais a nova unidade hospitalar vai estar vocacionada.

Estarão disponíveis 18 especialidades médico-cirúrgicas, um serviço de atendimento permanente, a funcionar durante 24 horas na área de urgência geral, bem como na de ginecologia/obstetrícia e na pediatria.

Parabens Bombeiros de Sátão


Autarquia de Sátão vai doar àrvores aos munícipes


O Movimento Plantar Portugal é um movimento de cidadãos sem fins lucrativos que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Um movimento que procura dar resposta ao grande desafio de lançar sementes para um futuro mais sustentável para todos.

O Município de Sátão adere a esta iniciativa nacional, que será levada a efeito de 23 a 28 de Novembro, apresentando um projecto diferente: doando às pessoas residentes no Concelho castanheiros, pinheiro bravo e carvalhos alvarinhos, para procederem à plantação dos mesmos com o intuito de tornar o Sátão «um Concelho mais ecológico, mais verde, mais sustentável».

A Autarquia solicita que os interessados façam chegar ao Gabinete Técnico Florestal ou ao Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Autarquia de Sátão, até ao próximo dia 18 de Novembro, o número de plantas que necessitam. Estas não terão qualquer custo monetário para os aderentes a esta iniciativa.

Este projecto «não pretende apenas plantar árvores, mas também incutir nas pessoas a motivação e a alteração de atitudes e comportamentos que penalizam o planeta».

«Deve existir uma consciencialização para os perigos da poluição, dos fogos florestais, do buraco de ozono. A Câmara Municipal de Sátão, ciente destes problemas e com o intuito de transformar o Sátão num Concelho mais verde, apresenta este projecto a todas as pessoas que quiserem ajudar nesta tarefa ecológica».

Regresso do único programa da televisão nacional que fala de Bombeiros

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

1 morto e 1 ferido grave em colisão na EN2 em Tondela

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bombeiros Voluntários de Viseu querem resposta rápida da Estradas de Portugal


Os Bombeiros Voluntários de Viseu (BVV) estão perante uma situação de «impasse» no que diz respeito à questão dos acessos do novo quartel, localizado em Rio de Loba, ao antigo IP5. Dentro de pouco tempo o quartel estará concluído e a preocupação aumenta podendo os bombeiros não ter até lá o acesso que lhes foi prometido no momento do lançamento da primeira pedra.

Depois de alguma pressão, a Estradas de Portugal reconsiderou e, no final da semana passada, disse aceitar a proposta apresentada pelos bombeiros em fazer um acesso do quartel ao antigo IP5. O problema agora é o tempo. O quartel deverá estar pronto a inaugurar no final do ano e ainda não foi dada a ordem para a execução dos acessos.

«Isto tem de ser feito o mais rápido possível. O quartel fica operacional na mesma, mas sem os acessos necessários a uma unidade de protecção e socorro», salientou Paulo Correia, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Viseu, lembrando que este «acesso ficará como qualquer outra entrada numa IP ou numa auto-estrada».

O presidente da direcção dos voluntários lembra ainda este acesso «faz sentido para o Ministro da Administração Interna, faz sentido para o presidente da Câmara e para o Governador Civil, só não faz sentido para a Estradas de Portugal».

Paulo Correia vai reunir-se brevemente com os grupos parlamentares afim de ser encontrada uma solução para esta questão. No entanto o dirigente acredita que a solução pode passar por a EP entregar o troço da via à Câmara Municipal de Viseu ou à Associação dos Bombeiros.

«A Estradas de Portugal ou pega neste troço e dá à Câmara o mais rápido possível, ou cede-o à Associação, porque se quisermos fazer uma candidatura para ter financiamento para os acessos também não podemos porque o terreno não é nosso», referiu.


INEM pode ficar junto ao novo quartel dos Voluntários

O INEM poderá vir a fazer uma unidade operacional junto ao novo quartel dos BVV, em terreno cedido pela Associação. A direcção dos voluntários já se mostrou disponível para receber o INEM no seu quartel «em condições a acordar e após a revisão do protocolo tipo», uma vez que, «operacionalmente, é deficitário».

Recordamos que neste momento, o INEM encontra-se nas instalações do Regimento de Infantaria 14, após a Câmara de Viseu ter terminado o protocolo de colaboração entre o INEM e os Bombeiros Municipais.

domingo, 17 de outubro de 2010

Morrer a combater as chamas

Bombeiros de Canas de Senhorim têm nova ambulância, oferecida pela Fundação Lapa do Lobo


Está já no quartel dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim a ambulância oferecida pela Fundação Lapa do Lobo, devidamente preparada para todo o tipo de emergências e transporte de doentes.

Trata-se de uma importante mais-valia para a actividade daquela corporação.

Na sua página online, a Associação Humanitária dos Bombeiros faz testemunho do seu reconhecimento à Fundação Lapa do Lobo.

Novo Quartel Bombeiros Voluntários de Viseu (Fotos)


Quartel ainda sem acessos ao IP5

sábado, 16 de outubro de 2010

Acção de sensibilização sobre incêndios florestais em S. Pedro do Sul

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), promove, no próximo dia 16 de Outubro (sábado), pelas 14 horas, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Cidade, mais uma acção de sensibilização.

Desta vez o tema relaciona-se com o comportamento de fogo e a segurança individual em incêndios florestais.

Para mais informações contactar o GTF da Câmara Municipal através do e-mail: gtfadm@cm-spsul.pt.


Acessos do quartel ao antigo IP5 poderão não estar feitos a tempo


A primeira pedra do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Viseu foi lançada no dia 11 de Janeiro deste ano e contou com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que, na altura, mostrou interesse em intervir para que o acesso do quartel ao antigo IP5 fosse feito.

Segundo disse ontem Fernando Ruas, o ministro comprometeu-se mesmo a “tratar do problema dos acessos”.

Eu próprio fui ao ministério e à Estradas de Portugal e o senhor presidente da Estradas de Portugal disse-me que, tal como lia a legislação, não podia autorizar os acesos ao IP5, o que me levou a dizer-lhe que isso me parecia uma interpretação literal muito forçada”, avançou o autarca viseense.

Para o presidente da Câmara, “os bombeiros não são uma entidade qualquer e na cidade também não cumprem – quando estiver o sinal vermelho, passam na mesma”. Por isso, sublinhou que esta não é uma situação de abrir o acesso à circulação geral, mas apenas aos bombeiros.

“O senhor presidente disse que percebia o que eu estava a dizer mas ia colocar o assunto superiormente e aguardava resposta”, contou, acentuando que as saídas dos bombeiros pelo antigo IP5, muito provavelmente, não serão “saídas diárias, nem sequer semanais”: “Serão saídas quando a situação o exija, vão ser saídas de quando em vez e com as precauções que os bombeiros têm”.

A direcção dos Bombeiros Voluntários de Viseu pediu uma audiência com Fernando Ruas para ser abordado este assunto, mas o autarca disse que já fez o seu trabalho e que esta é uma questão em que a Câmara “é impotente”.

Dentro de pouco tempo o quartel estará concluído e o presidente da Câmara receia que os bombeiros não tenham o acesso que lhes foi prometido. Neste momento, o único acesso que há é pelo interior das aldeias, com ruas estreitas onde é difícil passarem alguns carros da corporação.

Depois da reunião de Câmara de ontem, Fernando Ruas lembrou que a Câmara cedeu o terreno aos bombeiros e que lhes está a pagar o complemento que não é pago pelos fundos comunitários.

“O Governo pode lá ir, acho muito bem que visite, mas não tem lá nenhum tostão. Os tostões que lá estão investidos são dos fundos comunitários e aquele dinheiro que a Câmara põe”, concluiu.