Páginas

O tempo no Sátão

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bombeiros do distrito de viseu fazem marcha de protesto contra medidas do Ministério da Saúde

No próximo dia 4 de Fevereiro os bombeiros vão fazer uma marcha de protesto junto ao Governo Civil de Viseu. Na base deste protesto está o Ministério da Saúde e o despacho nº19264/2010,de 29 de Dezembro, que determina que o pagamento do transporte de doentes não urgentes apenas é garantido aos utentes que, simultaneamente, apresentem justificação clínica e demonstrem insuficiência económica.



A Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu em comunicado considera que “o transporte de doentes, enquanto actividade instrumental da prestação de cuidados de saúde, é um problema de Protecção Civil, que recomenda abordagem integrada e dispensa tratamento puramente economicista” .
Os bombeiros dizem que o despacho é “socialmente, injusto, cego e insensível”, e vem agravar “a débil situação financeira das Associações/CBs, conduzindo, a curto prazo, ao despedimento de muitos bombeiros assalariados e à diminuição da qualidade do serviço prestado”.
A Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, reunida a 22 de Janeiro, nos BV Castro Daire, com a presença de 29 das 33 Associações/CBs, deliberou, por unanimidade e aclamação fazer entrega ao Governador Civil de um texto expositivo das razões que levam os Bombeiros do Distrito de Viseu a esta tomada de posição, responsabilizando “o Ministério da Saúde pelos efeitos negativos que o Despacho nº19264/2010 vai produzir na vida financeira das Associações, nomeadamente, com uma redução significativa do serviço de ambulância, com a extinção de postos de trabalho e com a diminuição da qualidade do serviço prestado”.
A Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu vai ainda fazer chegar, por comunicado, as suas posições ao Ministério da Saúde, LBP,ANPC, Governo Civil do Distrito, Câmaras Municipais do Distrito, Federações Distritais, Associações/CBs do País, Órgãos de Comunicação Social e populações.

Fonte VISEUMAIS

Sem comentários: