Páginas

O tempo no Sátão

domingo, 31 de janeiro de 2010

Novo equipamento

Neste jogo os Bombeiros de Sátão estrearam o equipamento que passarão a utilizar no futuro. Equipamento esse que foi amavelmente oferecido pelo Sr. João Sousa, gerente da J. P. Contas, LDA, que presta serviços de contabilidade e auditoria sediada em Sátão.
Muito obrigado.

BV Sátão: 9 - BV Fajões: 2




No último sábado, dia 30, os bombeiros de Sátão receberam os colegas de Fajões para mais um intercâmbio entre corporações de bombeiros. Neste encontro teve lugar um jogo de futebol que terminou com um expressivo 9-2 a favor do Sátão.
No final, seguiu-se o lanche/convívio no quartel, onde a direcção da Associação, na pessoa do seu Presidente, entregou algumas lembranças aos visitantes.
Foi já feito o convite para a visita do Sátão a Fajões que será em data a combinar num futuro próximo.
Da parte da secção desportiva vão os agradecimentos para todos os que de uma forma ou de outra ajudaram na preparação da recepção aos colegas de Fajões. Muito obrigado.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Jogo Sátão VS Fajões




Avisam-se todos os Bombeiros que se inscreveram para o jogo de futebol contra os nossos camaradas de Fajões, que se devem apresentar no quartel às 14 horas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dois bombeiros feridos no combate a incêndio

Dois bombeiros ficaram ligeiramente feridos durante a madrugada desta segunda-feira no combate a um incêndio numa casa de Corvos à Nogueira, Viseu, disse à Agência Lusa o comandante dos Bombeiros Municipais.
Segundo Jorge Antunes, pouco depois da meia-noite, os bombeiros foram chamados para o incêndio numa casa antiga, em tabique.
«Quando chegámos, a casa já estava tomada pelo fogo. Os bombeiros iam começar o ataque quando foram surpreendidos pela explosão de uma botija de gás que estava no interior», contou.
Dois bombeiros foram projectados, tendo um ficado com um traumatismo na coluna vertebral e problemas de audição e o outro com uma luxação na clavícula direita e uma ferida na orelha direita, acrescentou.
O segundo já teve alta hospitalar, enquanto o primeiro aguarda a chegada ao hospital do otorrinolaringologista.
Jorge Antunes referiu que na casa viviam dois idosos, um homem de 87 anos e uma mulher de 76 anos, «que foram retirados por um popular e levados para casa da filha».
O fogo terá tido origem «num fogão a lenha, que deixaram acesso e que tinha umas cavacas ao lado», acrescentou. «O fogo não se alastrou porque a nossa preocupação foi proteger as casas laterais», explicou.
Ao local deslocaram-se 24 bombeiros e sete viaturas e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Fonte: TVI24

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

AVISO (Formação)


Avisam-se todos os Bombeiros que esta sexta-feira não irá haver instrução. Os elementos do futuro Comando estarão em formação e, por isso, impossibilitados de estar presentes esta sexta-feira.

Para descontrair...

domingo, 24 de janeiro de 2010

Jogo-treino BV Penalva do Castelo vs. BV Sátão


Na passada sexta-feira dia 22, teve lugar mais um encontro de carácter amigável entre os bombeiros de Sátão e Penalva do Castelo. Desta vez em futsal e em casa dos vizinhos de Penalva.
Realçe natural para o convívio e para a amizade durante todo o jogo e, naturalmente, na tão esperada terceira parte.
Dada a crescente exigência das solicitações com que os Bombeiros se deparam todos os dias, é muito importante ter consciência da necessidade de estar bem física e psicologicamente.

Segundo os especialistas, fazer exercício físico, seja em que idade for, traz muitos benefícios:
- Físicos - combate a obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações;
- Psíquico - eleva a auto-estima, pois adquirem-se novas competências e melhora o aspecto físico;
- Social - laços sociais de amizade, partilha de sentimentos e sensação de pertença a um grupo.

sábado, 23 de janeiro de 2010

10 dias depois duas pessoas retiradas com vida dos escombros no Haiti

No meio de toda a destruição e dor, há ainda histórias de sobrevivência que chegam do Haiti. Mais duas pessoas foram retiradas com vida dos escombros das casas que o sismo destruiu. "Estou aqui hoje por Deus assim quis", disse Emmannuel Buso, salvo por uma equipa israelita no terreno.

Na sequência do sismo da última semana, muitas foram as ONG e outras instituições que prometeram deslocar-se ou já estão no terreno para ajudar as populações. Através da internet, é possível dar o seu contributo:


1 - No site da Cruz Vermelha Internacional pode deixar o seu contributo por cartão de crédito;

2 - Ligue para o 760206206 e ajude o Haiti - A PT e a TMN disponibilizam um número para o qual se pode ligar a partir do telefone fixo ou do telemóvel. Cada chamada realizada custa 60 cêntimos (+ IVA), que reverterá a favor de Organizações Não Governamentais (ONGs) com missões no Haiti: a AMI, a Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo;

3 - A AMI já partiu para a capital haitiana, onde terá missões relacionadas com a purificação de água e a distribuição de alimentos. A "conta de emergência Haiti" tem o NIB: 0007 001 500 400 000 00672. Por Multibanco, a entidade é 20909 e a referência 909 909 909;

4 - A Cáritas convida todos aqueles que quiserem contribuir a “fazer o seu donativo na conta «Cáritas Ajuda Haiti», com o NIB 003506970063000753053, da Caixa Geral de Depósitos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Acidente de viação em Douro Calvo

Ocorreu hoje um aparatoso acidente de viação em Douro Calvo, um choque entre um pesado de mercadorias e um ligeiro de mercadorias, deste acidente resultou um ferido ligeiro e um ferido grave (encarcerado), estiveram no local a nossa ABSC 02, ABSC 03, VSAT 02 e a viatura de emergencia medica do INEM.
O desencarceramento do ferido grave durou cerca de uma hora, sendo de seguida tranportado para o Hospital de São Teotónio em Viseu.










terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Formação de Progressão para Bombeiros

INFORMAÇÃO

Informam-se todos os interessados em frequentar a formação de progressão na carreira de bombeiro e, que até ao final do corrente ano, perfaçam os três anos na categoria, podem fazer a respectiva inscrição na página da ANPC em www.proteccaocivil.pt., devendo para o efeito fazer o download da ficha de inscrição e remetendo-a porteriormente para o seguinte e-mail comandobvsatao@gmail.com.

Reunião Geral Bombeiros

CONVOCATÓRIA

Convocam-se todos os elementos pertencentes ao Corpo Activo, Estagiários e Cadetes deste Corpo de Bombeiros, para uma reunião a levar a efeito no próximo dia 23 do corrente, pelas 17H30, nas instalações da Associação.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Novo Comando apresentou-se hoje



Os Bombeiros de Sátão ficaram hoje a conhecer o novo Comando. Depois da passagem ao Quadro de Honra do 2º Comandante João Almeida e Adjunto José Marinho e da passagem ao quadro Activo do Adjunto José Carvalho, ficaram reunidas as condições para a nomeação do novo Comando.

O novo Comando é composto por:

Comandante - Carlos Sousa

2º Comandante - Bruno Veiga

Ajd. Comando - Tiago Marinho

O futuro reserva-lhes muito trabalho, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia....
A Secção Desportiva deseja a todo o Comando as maiores felicidades.

Bombeiros São João da Pesqueira com nova Ambulância


A corporação dos Bombeiros Voluntários de São João da Pesqueira ficou reforçada, ontem, com uma nova ambulância.
Uma viatura de pronto-socorro, das mais modernas e bem equipadas, oferecida pela empresa produtora de Vinho do Porto Symington e pela autarquia local.
Apesar de sedeada em Vila Nova de Gaia, a Symington tem apoiado várias causas na Região Demarcada do Douro, de onde, afinal, retira o produto que a sustenta, o vinho. Este ano, a empresa escolheu melhorar o parque automóvel dos bombeiros da Pesqueira. "Doamos 40 mil euros para a compra de uma ambulância, mas como eles queriam uma com melhor equipamento falámos com a Câmara que se disponibilizou para comparticipar com os restantes 20 mil euros", adiantou Paul Symington, um dos responsáveis da empresa. "Nem sequer colocámos qualquer reserva. A nossa função é ajudar o município em todas vertentes", acrescentou o presidente da Câmara, José Tulha.
De acordo com o comandante da corporação de bombeiros, Paulo Esteves, a viatura ontem celebrada com vinho espumante "está equipada com todo o material médico que é necessário para prestar socorro", destacando o desfibrilador. "Ansiávamos há muito possuir esta ambulância, pois já tínhamos dificuldades de resposta", acrescentou. Paul Symington notou que, "desde que as vendas de Vinho do Porto deixem alguma margem", a empresa vai continuar a doar equipamentos às instituições sociais do Douro, nomeadamente dos concelhos onde possuem quintas ou dos quais são oriundos os seus trabalhadores.

Fonte: JN

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A neve causa estas situações



Num socorro de ambulância..... esta teve de ser socorrida.....

domingo, 10 de janeiro de 2010

Várias estradas cortadas no distrito de viseu devido à neve

A que mais afecta o nosso concelho é a estrada nacional 329 entre a Queiriga e Vila Nova de Paiva, estando aberta ao transito em alternativa (mas com muita neve e gelo) a antiga estrada que passa pelo meio da Queiriga.
O estado das estradas tanto no Sátão como nos concelhos mais a norte, tem obrigado a socorrer a população com jeps 4x4 (VCOT e VLCI), uma vez que, à excepção dos Voluntários de Castro Daire, ninguém possui ambulâncias 4x4.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

B.V.Sátão VS B.V.Fajões

VS

Dia 30 Janeiro, pelas 15 horas, no Estádio da Premoreira grande jogo de futebol entre os magníficos dos Bombeiros de Sátão e os fantásticos Bombeiros de Fajões.
Encontra-se na central a ficha de inscrição, não percas tempo vem já treinar....

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comandante de Vila Nova de Paiva apresenta carta de demissão


O Comandante Augusto Manuel apresentou hoje a carta de demissão, ficando agora interinamente a comandar a corporação dos Voluntários de Vila Nova de paiva o 2º Comandante Acácio Fonseca.
Ficando assim numa situação semelhante aos Voluntários de Sátão que são comandados interinamente pelo Adj. Carvalho.

Operação Ano Novo

A Operação Ano Novo terminou, à meia-noite deste domingo, com o registo de oito vítimas mortais de um total de 1.259 acidentes. O saldo é negativo face a período homólogo do ano passado, quando houve menos 116 acidentes e um morto.As oito mortes aconteceram nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu, segundo dados publicados online pela GNR.Durante esta operação, que foi para as estradas na quarta-feira, houve ainda registo de 28 feridos graves e 396 ligeiros – o que representa, respectivamente, um aumento de mais 20 feridos graves e mais 46 feridos ligeiros face à passagem de 2008 para 2009.

Bombeiros de São Pedro do Sul unem-se


A fusão das duas corporações de bombeiros de S. Pedro do Sul, através da constituição de um agrupamento, deve ficar concluída este mês com a outorga da escritura pública. Esta foi a forma escolhida pelas duas corporações - Bombeiros Voluntários e Corpo de Salvação Pública - para conseguir a construção de um quartel depois de a câmara municipal se ter recusado a comparticipar na edificação de dois aquartelamentos.

Em S. Pedro do Sul, os dois quartéis de bombeiros existentes já são pequenos para as necessidades, pelo que muitas viaturas ficam estacionadas na rua. A câmara recusa edificar dois quartéis e quer candidatar a obra, um edifício com valência de protecção civil, a fundos comunitários.

O pretexto serviu para retomar uma ideia antiga: a fusão das duas corporações na vila. Em 2006, Eduardo Boloto, presidente da direcção do Corpo de Salvação Pública, aproveitou o aniversário da corporação para defender, pela primeira vez, "a extinção das duas corporações da sede do município para darem lugar a uma nova".

Na ocasião, o dirigente apontou o exemplo da necessidade de quartéis novos para ambas as corporações e salientou "a poupan- ça na construção de um quartel novo, imprescindível às duas corporações". A direcção dos voluntários iniciou idêntico processo.

Eduardo Boloto, do Corpo de Salvação Pública, adiantou que "depois segue-se a aprovação dos estatutos do agrupamento de bombeiros para protocolar a construção do quartel". Segundo referiu, "mesmo que o quartel não venha a ser aprovado, se assim possibilitarmos um melhor serviço, o agrupamento continuará".

João Almeida acabou de ser reeleito presidente da direcção dos voluntários e garantiu que, "em Janeiro, com a outorga da escritura pública, ficará concluído o registo do agrupamento para então candidatar a construção do quartel único aos fundos comunitários".

No concelho de S. Pedro do Sul, com 349 quilómetros quadrados e 20 mil residentes, há três corporações: Os Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul, com quartel na vila e secção destacada em Sul. O Corpo de Salvação Pública, com quartel na vila e um destacamento em Pindelo dos Milagres. E os Voluntários de Santa Cruz da Trapa, a nove quilómetros da vila.
Também em Viseu, onde há duas corporações, o presidente dos voluntários sugeriu a fusão com os bombeiros municipais, que são profissionais, mas com uma evidente falta de recursos humanos. Segundo Paulo Correia "a economia de meios seria enorme, com ganhos a vários níveis".
O dirigente apontou serviços, "como a central telefónica, posto de vigia, quarteleiro, que passariam a ser únicos, permitindo uma equipa de intervenção permanente, com mais pessoas e melhor capacidade de resposta. Com duas corporações, são precisas seis pessoas por dia só para garantir as centrais telefónicas ".
O concelho de Viseu só tem oito bombeiros permanentes para mais de 500 quilómetros quadrados e cem mil habitantes. A Câmara de Viseu, que tutela os bombeiros municipais, ainda não se pronunciou sobre esta proposta.


Fonte: DN

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sugestões para 2010

Deixa aqui a tua sugestão para o programa de actividades a desenvolver pela secção desportiva durante 2010. Escreve um comentário aqui ou manda uma mensagem de correio electrónico para sdbvsatao@gmail.com .

Curso SD em Vila Nova de Paiva