O tempo no Sátão
domingo, 31 de janeiro de 2010
BV Sátão: 9 - BV Fajões: 2
No último sábado, dia 30, os bombeiros de Sátão receberam os colegas de Fajões para mais um intercâmbio entre corporações de bombeiros. Neste encontro teve lugar um jogo de futebol que terminou com um expressivo 9-2 a favor do Sátão.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Jogo Sátão VS Fajões
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Dois bombeiros feridos no combate a incêndio

Segundo Jorge Antunes, pouco depois da meia-noite, os bombeiros foram chamados para o incêndio numa casa antiga, em tabique.
«Quando chegámos, a casa já estava tomada pelo fogo. Os bombeiros iam começar o ataque quando foram surpreendidos pela explosão de uma botija de gás que estava no interior», contou.
Dois bombeiros foram projectados, tendo um ficado com um traumatismo na coluna vertebral e problemas de audição e o outro com uma luxação na clavícula direita e uma ferida na orelha direita, acrescentou.
O segundo já teve alta hospitalar, enquanto o primeiro aguarda a chegada ao hospital do otorrinolaringologista.
Jorge Antunes referiu que na casa viviam dois idosos, um homem de 87 anos e uma mulher de 76 anos, «que foram retirados por um popular e levados para casa da filha».
O fogo terá tido origem «num fogão a lenha, que deixaram acesso e que tinha umas cavacas ao lado», acrescentou. «O fogo não se alastrou porque a nossa preocupação foi proteger as casas laterais», explicou.
Ao local deslocaram-se 24 bombeiros e sete viaturas e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
AVISO (Formação)
domingo, 24 de janeiro de 2010
Jogo-treino BV Penalva do Castelo vs. BV Sátão


Segundo os especialistas, fazer exercício físico, seja em que idade for, traz muitos benefícios:
sábado, 23 de janeiro de 2010
10 dias depois duas pessoas retiradas com vida dos escombros no Haiti

Na sequência do sismo da última semana, muitas foram as ONG e outras instituições que prometeram deslocar-se ou já estão no terreno para ajudar as populações. Através da internet, é possível dar o seu contributo:
1 - No site da Cruz Vermelha Internacional pode deixar o seu contributo por cartão de crédito;
2 - Ligue para o 760206206 e ajude o Haiti - A PT e a TMN disponibilizam um número para o qual se pode ligar a partir do telefone fixo ou do telemóvel. Cada chamada realizada custa 60 cêntimos (+ IVA), que reverterá a favor de Organizações Não Governamentais (ONGs) com missões no Haiti: a AMI, a Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo;
3 - A AMI já partiu para a capital haitiana, onde terá missões relacionadas com a purificação de água e a distribuição de alimentos. A "conta de emergência Haiti" tem o NIB: 0007 001 500 400 000 00672. Por Multibanco, a entidade é 20909 e a referência 909 909 909;
4 - A Cáritas convida todos aqueles que quiserem contribuir a “fazer o seu donativo na conta «Cáritas Ajuda Haiti», com o NIB 003506970063000753053, da Caixa Geral de Depósitos.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Acidente de viação em Douro Calvo
O desencarceramento do ferido grave durou cerca de uma hora, sendo de seguida tranportado para o Hospital de São Teotónio em Viseu.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Formação de Progressão para Bombeiros
Reunião Geral Bombeiros
Convocam-se todos os elementos pertencentes ao Corpo Activo, Estagiários e Cadetes deste Corpo de Bombeiros, para uma reunião a levar a efeito no próximo dia 23 do corrente, pelas 17H30, nas instalações da Associação.
domingo, 17 de janeiro de 2010
Novo Comando apresentou-se hoje


Bombeiros São João da Pesqueira com nova Ambulância

Uma viatura de pronto-socorro, das mais modernas e bem equipadas, oferecida pela empresa produtora de Vinho do Porto Symington e pela autarquia local.
Apesar de sedeada em Vila Nova de Gaia, a Symington tem apoiado várias causas na Região Demarcada do Douro, de onde, afinal, retira o produto que a sustenta, o vinho. Este ano, a empresa escolheu melhorar o parque automóvel dos bombeiros da Pesqueira. "Doamos 40 mil euros para a compra de uma ambulância, mas como eles queriam uma com melhor equipamento falámos com a Câmara que se disponibilizou para comparticipar com os restantes 20 mil euros", adiantou Paul Symington, um dos responsáveis da empresa. "Nem sequer colocámos qualquer reserva. A nossa função é ajudar o município em todas vertentes", acrescentou o presidente da Câmara, José Tulha.
De acordo com o comandante da corporação de bombeiros, Paulo Esteves, a viatura ontem celebrada com vinho espumante "está equipada com todo o material médico que é necessário para prestar socorro", destacando o desfibrilador. "Ansiávamos há muito possuir esta ambulância, pois já tínhamos dificuldades de resposta", acrescentou. Paul Symington notou que, "desde que as vendas de Vinho do Porto deixem alguma margem", a empresa vai continuar a doar equipamentos às instituições sociais do Douro, nomeadamente dos concelhos onde possuem quintas ou dos quais são oriundos os seus trabalhadores.
Fonte: JN
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
domingo, 10 de janeiro de 2010
Várias estradas cortadas no distrito de viseu devido à neve

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Comandante de Vila Nova de Paiva apresenta carta de demissão

Operação Ano Novo

Bombeiros de São Pedro do Sul unem-se

Em S. Pedro do Sul, os dois quartéis de bombeiros existentes já são pequenos para as necessidades, pelo que muitas viaturas ficam estacionadas na rua. A câmara recusa edificar dois quartéis e quer candidatar a obra, um edifício com valência de protecção civil, a fundos comunitários.
O pretexto serviu para retomar uma ideia antiga: a fusão das duas corporações na vila. Em 2006, Eduardo Boloto, presidente da direcção do Corpo de Salvação Pública, aproveitou o aniversário da corporação para defender, pela primeira vez, "a extinção das duas corporações da sede do município para darem lugar a uma nova".
Na ocasião, o dirigente apontou o exemplo da necessidade de quartéis novos para ambas as corporações e salientou "a poupan- ça na construção de um quartel novo, imprescindível às duas corporações". A direcção dos voluntários iniciou idêntico processo.
Eduardo Boloto, do Corpo de Salvação Pública, adiantou que "depois segue-se a aprovação dos estatutos do agrupamento de bombeiros para protocolar a construção do quartel". Segundo referiu, "mesmo que o quartel não venha a ser aprovado, se assim possibilitarmos um melhor serviço, o agrupamento continuará".
João Almeida acabou de ser reeleito presidente da direcção dos voluntários e garantiu que, "em Janeiro, com a outorga da escritura pública, ficará concluído o registo do agrupamento para então candidatar a construção do quartel único aos fundos comunitários".
No concelho de S. Pedro do Sul, com 349 quilómetros quadrados e 20 mil residentes, há três corporações: Os Bombeiros Voluntários de S. Pedro do Sul, com quartel na vila e secção destacada em Sul. O Corpo de Salvação Pública, com quartel na vila e um destacamento em Pindelo dos Milagres. E os Voluntários de Santa Cruz da Trapa, a nove quilómetros da vila.
Também em Viseu, onde há duas corporações, o presidente dos voluntários sugeriu a fusão com os bombeiros municipais, que são profissionais, mas com uma evidente falta de recursos humanos. Segundo Paulo Correia "a economia de meios seria enorme, com ganhos a vários níveis".
O dirigente apontou serviços, "como a central telefónica, posto de vigia, quarteleiro, que passariam a ser únicos, permitindo uma equipa de intervenção permanente, com mais pessoas e melhor capacidade de resposta. Com duas corporações, são precisas seis pessoas por dia só para garantir as centrais telefónicas ".
O concelho de Viseu só tem oito bombeiros permanentes para mais de 500 quilómetros quadrados e cem mil habitantes. A Câmara de Viseu, que tutela os bombeiros municipais, ainda não se pronunciou sobre esta proposta.
Fonte: DN
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Sugestões para 2010
