Páginas

O tempo no Sátão

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Três bombeiros morrem em acidente

Um jipe de combate aos incêndios da corporação de Esposende, em que seguiam vários elementos daquela corporação, despistou-se ontem à tarde, pelas 17 horas, na A7, na zona de Serzedo, em Guimarães, quando se dirigia para um incêndio, na zona de Fafe.
O veículo galgou o separador lateral tendo caído numa zona de difícil acesso. Está confirmada a morte de três bombeiros e ferimentos graves em pelo menos dois que foram transferidos de helicóptero para o Hospital de Guimarães. O acidente aconteceu na zona da ponte dos Jogeiros e as circunstâncias do despiste ainda estão por explicar, mas tudo indica que um pneu do jipe tenha rebentado, provocando o despiste seguido de queda do veículo, numa ravina com mais de vinte metros.

A secção desportiva apresenta sentidas condolências aos familiares e amigos dos colegas desaparecidos.

4 comentários:

GTazinasso disse...

Neste blog, no passado dia 26 de Junho, foi publicado o artigo "Acidente com viaturas de Emergência". Infelizmente só nos lembramos destas situações quando acidentes e fatalidades como a de ontem acontecem...
Na condução todo o cuidado é pouco e têm que se ter em conta vários factores, entre os quais: as condições da estrada e do veículo, as condições meteorológicas e o estado físico e psicológico do condutor.
Em relação ao ultimo ponto é fundamental que qualquer um de nós tenha consciência e responsabilidade ao pegar numa viatura de emergência, seja em que situação for.
Quanto à meteorologia é mais do que evidente a necessária adequação da condução em cada circunstância.
O mesmo se aplica para as condições das estradas.
O ultimo, mas importantíssimo factor é o próprio veículo. Todos sabem que quando um bombeiro voluntário é chamado a prestar um serviço utilizará uma viatura que pensa estar em perfeitas condições. Ele chega ao quartel, é informado da situação em que irá intervir e sai levando uma tripulação à sua responsabilidade sem por em causa se a viatura que leva está ou não em boas condições (se está disponível nada leva a desconfiar do contrário).
Aqui se vê a extraordinária importancia da manutenção e permanente avaliação do estado das viaturas de emergência. Com certeza já todos ouvimos dizer que "...não há dinheiro...", "...depois vê-se isso...", "...prá semana vai...".
Basta de facilitismos! Estas coisas não acontecem só aos outros!
Acautelem-se!

Anónimo disse...

Quanto ás nossas viaturas só tenho a dizer que temos um parque envelhecido e até hoje temos tido muita sorte, a probabilidade do risco de acidente está cada vez maior, ora por falha mecânica ora por falha do motorista que na maior das vezes considerasse um heroi porque está a conduzir um veiculo prioritário e esquece as normas de segurança.
Terminando...
Os meus sentimentos á familias dos Bombeiros.

Anónimo disse...

como pr desejar os meus sentimentos a famila das vitimas...
nao sou de acordo com a senhora anonima na parte de julgar os motoristas,pois sabe tao bem como toda a gente,ou se calhar nao sabe pois raramente conduz,que nao e facil andar na estrada com os outros muitas vezes sem nos sederem passagem em caso de emergencia, que se sente um alivio quando se consegue chegar ao hospital com a vitima com vida, sentir que comprimos o nosso trabalho, nao seria o nosso lema vida por vida..
concordo com o facto de as viaturas estarem em mau estado, e de quem e a culpa? da assuciação? nossa? ou sera mais facil julgar os probes que pegam nelas para ajudar os outros quando a pessoas que nao pegam nelas? por favor pense senhoraaaaa anonima....

Anónimo disse...

oi eu nao sou de acordo com o k a senhora anonima escreveu eu digo senhora pork diz o anterior k e senhora pork a senhora so deve falar dos outros e nao olha para ela e as nossas ambulancias estao assim pork muito motorista e sempre a andar nao podem acelarar com os carros deles depois aceleram com as viaturas dos bombeiros e assim k estao um abraço